A Icomi, uma modesta empresa criada no ano de 1942, em Belo Horizonte, começou no final da década seguinte (1957) a explorar as imensas jazidas de manganês então existentes no centro do losango amapaense. Essas jazidas fizeram do Brasil o quarto maior exportador mundial desse minério.
Resposta. Discute o papel do minério de manganês extraído da mina de Serra do Navio (Amapá), entre 1957 e 1998, no desenvolvimento do Amapá e Brasil, usando como medida a implantação de unidades siderúrgicas de grande escala.
Seus objetivos gerais seriam favorecer o crescimento industrial, a siderurgia e, especialmente, a exploração mineral; ocupar o que se denominou de “espaços vazios”, e substituir a economia tradicional camponesa e indígena por uma economia de mercado; gerar riqueza, emprego e renda para tirar o país da crise e a pagar a ...
Após quase 20 anos, Icomi deve retomar atividade de mineração em Serra do Navio.
Resposta: O governo do Amapá acusa a Icomi de contaminar com arsênio um vilarejo de pescadores que moram em palafitas no rio Amazonas. O metal teria se desprendido do manganês extraído da Serra do Navio durante processo de purificação.
Resposta. Resposta: Entre 1957 e 1998, a empresa Icomi extraiu cerca de sessenta milhões de toneladas de minério de manganês da mina de Serra do Navio, no estado do Amapá. Desde a sua abertura, essa mina ajudou a colocar e a manter o Brasil entre os dois ou três maiores produtores mundiais de minério de manganês.
Uma das atrações mais impressionantes ao fazer trilhas na serra é a vista da mata e da Lagoa Azul, um paraíso que nasceu de uma mina abandonada. Na região estão os índios Wajapi, cuja pintura corporal e arte gráfica (arte Kusiwa) foram incluídas na lista das Obras-Primas da Humanidade pela Unesco.
A ganga é constituída dos seguintes minerais: argilas (caulinita), micas (sericita e illita), minerais de Fe (goethita e hematita), alumina (gibbsita e boehmita), sílica (quartzo e calcedônea), grafita, turmalina e cloritas.
Moradores da Serra do Navio apresentam desde dores de cabeça até casos de leucemia e anencefalia (nascimento de bebês sem cérebro) - problema que, segundo a OMS, aparece em uma criança a cada 100 mil. Já foram registrados 15 casos entre as 10 mil pessoas que residem na região.
A empresa Indústria e Comércio de Minérios de Ferro e Manganês S.A. (Icomi) explorou uma jazida de manganês do município de Serra do Navio (AP) por 40 anos, entre 1957 e 1997. Além de imensas pilhas de rejeitos e de finos, a Icomi deixou um passivo ambiental, com contaminação de rios e lençóis freáticos por arsênio.
Poluição atmosférica, devido ao uso de explosivos nas minas que emitem gases poluentes; Poluição sonora, devido às explosões; Poluição das águas pela lama gerada e que requer construção de barragens para conter os rejeitos e, consequentemente, evitar a contaminação química dos recursos hídricos e do solo.
Contaminação dos solos por elementos tóxicos; Proliferação de processos erosivos, sobretudo em minas antigas ou desativadas que não foram reparadas pelas empresas mineradoras; Sedimentação e poluição de rios pelo descarte indevido do material produzido não aproveitado (rochas, minerais e equipamentos danificados);
Os impactos sociais que mais se destacam nesses casos, são relacionados ao uso e ocupação de terras, saúde e direitos humanos, no caso de impactos negativos; e renda e emprego, como impactos positivos (MANCINI; SALA, 2018).
De modo geral, a mineração causa impacto significativo ao meio ambiente, pois quase sempre o desenvolvimento dessa atividade implica supressão de vegetação, exposição do solo aos processos erosivos com alterações na quantidade e qualidade dos recursos hídricos superficiais e subterrâneos, além de causar poluição do ar, ...
Como a atividade explorava recursos não renováveis, no entanto, as minas começaram a se esgotar no final do século XVIII. ... O primeiro motivo para a crise da mineração tem relação com o tipo de ouro que era encontrado: o de aluvião, isto é, que era depositado em margens e leitos de rios ao longo de séculos.
Olá, As consequências da exploração do ouro eram o enriquecimento das metrópoles e dos países que exploravam o ouro em suas colônias, sendo que podemos elencar como exemplo Portugal e Espanha, que se tornaram os países mais ricos da Europa durante o auge do mercantilismo.