Podemos começar pelas uvas americanas, popularmente assim chamadas, elas pertencem às espécies Vitis labrusca, Vitis rupestris ou Vitis bourquina, tais como intitulamos: Isabel, Niàgara, Bordô, entre outras.
No entanto, muitas são desconhecidas para os novos degustadores acostumadas às famosas cabernet sauvignon e merlot. O Terra visitou o Parque Temático Dal Pizzol, na Serra Gaúcha, onde são cultivados 164 tipos de uvas de 22 países, para descobrir mais variedades que dão origem a vinhos no Brasil.
Uvas finas As principais cultivares tintas, pelo volume processado, são Cabernet Sauvignon, Merlot, Cabernet Franc, Tannat, Ancellota, Pinot Noir e Egiodola, mais expressivas no sul do país, e as cvs. Syrah e Alicante Bouschet, mais importantes na Região Nordeste.
Cabernet Sauvignon A mais produzida e consumida no mundo, facilmente encontrada em todo o território gaúcho. A robusta Cabernet Sauvignon também é produzida na Serra Gaúcha, e embora seja uma uva de final de ciclo, possui maior resistência à umidade, se compararmos com a Merlot, devido sua casca mais espessa.
Hoje, a Merlot é uma uva que representa a única região que ganhou a classificação de Denominação de Origem (DOC) aqui no país. O Vale dos Vinhedos é a casa da Merlot, que se adaptou bem ao terroir e permitiu a criação de elegantes tintos com o rigor e as características do estilo francês.
Para quem prefere uvas mais resistentes, vale apostar nas mudas da Vitis labrusca (Isabel) ou Vitis vinifera (Niágara), que são as americanas, fáceis de cultivar em pequenos ambientes e vasos.
Uva Rubi: presença do antioxidante resveratrol ajuda a controlar o colesterol e a proteger as funções do cérebro. Puxada para o roxo e com algumas nuances amareladas, a uva rubi é ótima para consumo natural por ter uma polpa maior e bem docinha.
O mercado já oferece uvas tão ou até mais doces do que as tradicionais Rubi e Itália (com sementes) usadas nos pratos, e ainda com a facilidade de não precisar de um guardanapo para descartar as sobras. As uvas Gota de Mel, Crimson e Thompson são as mais vendidas da Banca do Adalto.
Saiba mais sobre a uva Niágara *A variedade Niágara foi descoberta no meio de uma plantação nos vinhedos de Louveira (SP), em 1933. Encontrada por acaso por um agricultor, espalhou-se por São Paulo e na região Sul. A fruta de polpa mole e doce é o tipo de uva mais consumido no país.
Os vinhos suaves são mais adocicados e costumam agradar aos iniciantes no mundo dos vinhos. Em geral, eles são produzidos a partir de uvas de mesa como Concord, Herbermont e Niágara. Alguns produtores, no entanto, trabalham com uvas mais nobres, uvas viníferas, como Cabernet Sauvignon, Pinot Noir, Merlot e Chardonnay.
Uva é o fruto da videira, ou parreira, nome que se aplica a cerca de sessenta espécies do gênero Vitis, da família das vitáceas, com variedades que podem ser consumidas ao natural como frutas de mesa; dessecadas, para a produção de passas; ou esmagadas, para a fabricação de suco ou vinho.
Nesse ranking, o suco integral de laranja da marca Green People se destacou nos votos e ganhou o primeiro lugar devido ao seu processo de "pasteurização a frio", que usa alta pressão para inativar micro-organismos que possam contaminar o produto, preservando seus nutrientes e oferecendo ao consumidor um suco como se ...
Entender as diferenças entre suco natural, integral, reconstituído e néctar ajuda na escolha no produto. Suco natural é aquele feito na hora, espremendo a fruta ou utilizando a polpa. ... A designação integral, por exemplo, é exclusiva para o suco sem adição de açúcares e na sua concentração natural.
O Suco de Uva Integral Sinuelo é o suco tal qual foi extraído da fruta. Portanto, é suco natural de uva sem adição de qualquer outro ingrediente ou aditivo.
Confira, a seguir, 5 benefícios do consumo regular do suco integral de uva.
Procure beber o suco sempre sozinho, de manhã ou à noite, antes de se deitar. Se for ingerido com alguma refeição ele pode gerar gases durante o processo de digestão. Se estiver fazendo alguma atividade física pode consumir a bebida antes e depois.
Benefícios do suco de uva integral
Além disso, o suco de uva repara as células, prolongando a juventude; funciona como estimulante digestivo, já que favorece as funções hepáticas; acelera o metabolismo, reduzindo a fadiga; combate a acidez sanguínea; fortalece o sistema imunológico.