Obsessão pelo corpo perfeito pode provocar transtornos...
A busca pelo corpo perfeito envolve dietas super restritivas ou hiper proteicas. A nutricionista Marcela Kotait mostrou quando a preocupação com o corpo e com a alimentação vira exagero a ponto de colocar a saúde em risco. É a busca por comer de maneira saudável obsessivamente, buscando a pureza na alimentação.
Essa busca incessante por uma perfeição corporal que não existe pode trazer sérias consequências à saúde pelo aumento de lesões musculares, consumo indiscriminado de anabolizantes, suplementos alimentares e dietas restritivas que não conseguem suprir as necessidades do organismo.
Um exemplo disso são os transtornos, como o isolamento e descontrole emocional de pessoas que não conseguem seguir os critérios dos estereótipos impostos pela mídia. A pessoa que sofre de corpolatria remete a sua felicidade a idealização de um corpo perfeito.
Sendo assim, a corpolatria se manifesta como exagero no recurso às cirurgias plásticas, gastos excessivos com roupas e tratamentos estéticos, abuso do fisiculturismo (musculação, uso de anabolizantes, etc).