Essas são chamadas medidas imperiais Já na Guatemala, Panamá, Honduras, Nicaragua, El Salvador e na Colômbia o sistema imperial é usado apenas o apenas para medir volumes. Os Estados Unidos aderiram ao sistema métrico internacional em 1959, entretanto este ainda é pouco utilizado pelas pessoas daquele país.
O comprimento e a distância, no sistema de medidas americano, é medido em polegadas (inches), pés (feet), jardas (yards) e milhas (miles). Ao escrever comprimentos em pés e polegadas, é comum abreviar.
Os únicos países do mundo que ainda adotam este sistema são Libéria, Myanmar, Inglaterra e Estados Unidos. A Colômbia utiliza este tipo de medida somente para volumes.
O Métrico (que usa medidas conhecidas por todos nós, Brasileiros, como o metro e seus derivados, o quilo, o grau Celsius, etc…) e o Imperial (que a gente reconhece pelas medidas usadas nos Estados Unidos (como a milha, a libra e o Fahrenheit, pra resumir a conversa).
Atualmente as unidades de medidas utilizadas e padronizadas pelo sistema internacional de medidas são: Quilômetro (km), Hectômetro (hm), Decâmetro (dam), metro (m), Decímetro (dm), Centímetro (cm) e Milímetro (mm).
No Sistema Internacional de Unidades, foram definidas sete principais grandezas, sendo elas: comprimento (m), massa (kg), tempo (s), corrente elétrica (A), temperatura termodinâmica (K), quantidade de substância (mol[12]), e intensidade luminosa (cd). A partir dessas unidades, se derivaram as demais.