Os conteúdos escolares eles simplismente servem para ajudar a vida de varias pessoas pois se não tivesse escola muitas pessoas não iriam conseguir trabalhar e não teriam o ensino necessário para seguir o cardo escolhido mas se deve manter um equilibrio entre a escola e a vida pessoal pois se desenquilibrar algo ...
Na prática, o currículo deve conter as atividades educativas que irão compor as aulas, levando-se em consideração a rotina, os espaços e os materiais que a escola disponibiliza. Cabe ao professor, portanto, identificar como os campos de experiência podem ser manifestados em cada disciplina.
O professor, ao selecionar os conteúdos, torna-se o mediador que vai possibilitar ao aluno apropriar-se do patrimônio cultural e científico da sociedade.
6. 1- Conteúdos são: •Conteúdos de ensino são um conjunto de conhecimentos, habilidades, hábitos, modos valorativos e atitudinais de atuação social, organizados pedagógica e didaticamente, tendo em vista a assimilação ativa e aplicação pelos alunos na sua prática de vida (p. 128).
As estratégias de ensino-aprendizagem são técnicas utilizadas pelos professores com o objetivo ajudar o aluno a construir seu conhecimento. Essas técnicas são essenciais para extrair o melhor aproveitamento do aluno, ajudando-o a adquirir e a fixar o conteúdo que foi ministrado.
Para colocar em prática as estratégias de ensino, você precisa conhecer seus alunos, considerar a dinâmica da turma, estudar e selecionar os métodos apropriados. Claro que, aplicar diferentes estratégias de ensino significa sair da zona de conforto. Isso vale tanto para o professor quanto para os estudantes.
Veja um passo a passo de como montar um plano de aula.
Assim, uma estratégia didática pode ser definida como um conjunto de ações planejadas e conduzidas pelo professor a fim de promover o envolvimento e comprometimento dos alunos com um conjunto maior de atividades.
Uma estratégia é um plano de ação projetado para atingir um objetivo específico. Estratégia é tudo sobre ganhar ou pelo menos tentar ganhar, uma posição de vantagem sobre adversários ou concorrentes.
Significado de Didática Conjunto de teorias e técnicas relativas à transmissão do conhecimento. Procedimento pelo qual o mundo da experiência e da cultura é transmitido pelo educador ao educando, nas escolas ou em obras especializadas. Etimologia (origem da palavra didática).
Resposta. Resposta: Estratégia de seleção, estratégia de antecipação, estratégia de interferência, e estratégia de verificação. Explicação: Seleção: Promove ao leitor que se concentre inicialmente nos índices úteis.
A aprendizagem da leitura requer que o professor crie atividades que relacione as palavras. Para isso, é importante criar exercícios que trabalhe a imaginação e seja estimulante para o estudante. III. Imergir os alunos em textos, para automatizar o reconhecimento de palavras e a fluência na leitura.
A competência de leitura do texto. ... c. O conhecimento/a visão de mundo do leitor.
Resposta. Resposta: Estratégias de leitura são técnicas ou métodos que os leitores usam para adquirir a informação, ou ainda procedimentos ou atividades escolhidas para facilitar o processo de compreensão em leitura. ... Como já foi dito, essa estratégia não está focada no produto, mas no processo.
a relação entre as partes que compõem o texto. a competência de leitura do tipo de texto. ...
Resposta. Resposta: Letra C. A contradição entre as partes que compõem o texto..
Talvez por isso, muitos educadores tenham dedicado parte significativa do tempo didático às atividades de leitura em voz alta, empréstimo de livros na biblioteca, contações de histórias, rodas de leitura entre outras estratégias para garantir que todos os alunos tenham contato com a literatura e, consequentemente, ...
Selecione as competências envolvidas na aprendizagem da leitura: Compreensão da linguagem falada ou compreensão de texto. Conhecimento do significado das palavras. Capacidade de ler com precisão, sem esforço, com razoável velocidade e com expressão e fraseamento, excertos de texto apropriados à idade.
De acordo com estudos realizados acerca dos fatores que influenciam a leitura, constatou-se quais as competências fundamentais para o processo de alfabetização: consciência fonológica, familiaridades com textos impressos, metalinguagem, consciência fonêmica, conhecimento do princípio alfabético, fluência, vocabulário e ...
Habilidades de leitura a serem analisadas
Desenvolvendo a capacidade leitora, você se torna capaz de ir além da simples leitura do texto, apreendendo outras linguagens além da escrita e que são imprescindíveis ao entendimento do discurso. Você precisa ir além, lendo gráficos, estatísticas, imagens e outras formas de expressão formais e coloquiais.
Habilidades e competências necessárias para desenvolver a escrita e a leitura
Competência é traduzida como “saber fazer”, a habilidade que você precisa desenvolver para lidar com as diferentes situações com as quais se depara diariamente. ... Avaliar a competência leitora é verificar até que ponto você desenvolveu essas habilidades durante sua vida escolar e pessoal.
(EF15LP02) Estabelecer expectativas em relação ao texto que vai ler (pressuposições antecipadoras dos sentidos, da forma e da função social do texto), apoiando-se em seus conhecimentos prévios sobre as condições de produção e recepção desse texto, o gênero, o suporte e o universo temático, bem como sobre saliências ...
(EF15LP03) Localizar informações explícitas em textos.