São ossos alongados, em forma de semi-arcos, que se articulam com as vértebras e com o esterno. O ser humano possui 12 pares de costelas classificas em: Verdadeiras: são 7 pares de costelas que se articulam diretamente com o esterno através das cartilagens costais.
O conjunto de ossos do nosso corpo é chamado de esqueleto. O encontro de dois ossos Page 2 diferentes recebe o nome de articulação.
Ossos laminar ou plano possuem comprimento e largura iguais em relação à espessura. Geralmente apresentam funções de proteção, como os ossos do crânio (frontal, parietal e occipital) que protegem o encéfalo e outros.
Alguns de seus ossos são os maxilares, zigomáticos, os ossos nasais, além da caixa craniana e a mandíbula. A mandíbula é o único osso móvel da face e serve para a mastigação de alimentos que serão direcionados ao sistema digestivo.
O nosso crânio é composto por 29 ossos, com a função de abrigar e proteger o encéfalo. Dentre os ossos da face, o maior é a mandíbula, que é o único osso móvel presente na cabeça, e que nos permite o movimento de abrir e fechar a boca.
O encéfalo é protegido pelos ossos do crânio e por membranas de tecido conjuntivo. Essas membranas são denominadas de meninges e separam o encéfalo da caixa craniana.
No viscerocrânio estão os ossos da face que se relacionam com os sistemas respiratório, digestório e sensorial....Viscerocrânio.
Nós podemos dividir esta parte do crânio em cinco partes, para facilitar os estudos: Parte anterior: o palato mole e a maxila. Parte média: o osso esfenoide, o processo petroso do osso temporal e a parte basilar do osso occipital.
Classificação regional. Quando classificado por região, a cabeça é dividida em duas partes principais: o crânio e a mandíbula. Essas duas estruturas não são ligadas quando não há tendões ou músculos unindo-as.