Quais os objetivos da disciplina no Ensino Fundamental? Entender a área do ponto de vista conceitual e procedimental e desenvolver habilidades que formem indivíduos autônomos e seletivos na aquisição do conhecimento.
a) Ensinar Ciências é conhecer o mundo De acordo com os PCN (BRASIL, 1997), a Ciência deve ser entendida como um conhecimento que colabora para a compreensão do mundo e suas transformações, reconhecendo o homem como parte do universo e como indivíduo.
O estudo das ciências nesse nível de escolaridade contribui para a formação da consciência crítica da criança diante das descobertas e dos fatos científicos e tecnológicos presentes, permitindo que a alfabetização não se restrinja à linguagem, mas avance no campo científico-tecnológico.
Ensinar ciências na Educação Infantil é saber escutar as mais diversas curiosidades das crianças, ensiná-las a explorar através de investigações diversas e trabalhar conforme a fase que a criança se encontra, para que não cobre demais e nem de menos delas, para que por meio da ciência as crianças aprendam a conhecer o ...
Tem como finalidade o desenvolvimento integral do sujeito até os cinco anos de idade, nos aspectos físico, psicológico, intelectual e social, numa ação pautada na construção de competências e habilidades, possibilitando, desta forma, sua formação enquanto sujeito histórico.
A alfabetização científica é uma grande aliada da formação cidadã dos estudantes, já que tem como objetivo a apropriação dos conhecimentos científicos por parte dos alunos. Ela visa promover mudanças a fim de proporcionar benefícios para as pessoas, para a sociedade e para o meio ambiente.
Ou seja, alfabetização científica está relacionada ao processo de ensino e de aprendizagem da ciência, enquanto letramento científico seria o uso que o futuro cidadão faria desses conhecimentos.
O termo alfabetizar, segundo Bueno (1996, p. 38), significa ensinar a ler. Se juntarmos esse termo com a definição de Ciências citada por Chassot (2003) chegamos à conclusão que, Alfabetização Científica é: ensinar a ler – e interpretar, a linguagem construída pelos homens e mulheres para explicar o nosso mundo.
De acordo com Lorenzetti (2000) a alfabetização científica é a capacidade de compreensão e interpretação dos conhecimentos científicos, assim como a formulação de ideias científicas em uma variedade de contextos, inclusive os cotidianos.
ENCULTURAÇÃO CIENTÍFICA NA ESCOLA ESPAÇO VIDA ~ A enculturação científica ou alfabetização científica em Ciências da Natureza tem como objetivo oferecer aos aprendizes não só experiências, mas também ideias e conceitos científicos, propiciando ao estudante o pensamento e a cultura científica.
De acordo com Miller, para um cidadão ser considerado como alfabetizado cientificamente deve apresentar, após o término da Educação Básica, níveis mínimos de entendimento em três eixos: conteúdos da ciência; natureza da ciência; e impacto da ciência e tecnologia na sociedade.
479) considera importante diferenciar alfabetização de letramento, pois segundo ele, “na tradição escolar, a alfabetização científica tem sido considerada na acepção do domínio da linguagem científica”, enquanto o letramento científico estaria ligado ao uso do conhecimento científico na prática social.
Nesta universidade, foi aluno do filósofo Charles Sanders Peirce (1839-1914). uso da tecnologia de forma destrutiva. A resposta para este temor foi pensar a educação da sociedade no intuito de formar pressão sobre legisladores. E assim nascia a AC como objetivo maior da educação em ciências.
Capacidade em ciência e tecnologia é um elemento chave no desenvolvimento econômico e social. Promover a educação científica a todos os níveis de escolaridade e alfabetização científica na sociedade em geral é um alicerce fundamental para a construção de capaci- dade de um país em ciência e tecnologia.