A filosofia estuda conceitos como os seguintes: o bem moral, a arte, o conhecimento, a verdade, a realidade, etc. O seu método é a troca de argumentos, a discussão de ideias, a reflexão.
Chamamos de Método na Filosofia o procedimento racional que a partir de um processo lógico e ordenado consegue produzir algo.
Em Discurso do Método, Descartes, relata de uma forma incisiva e esclarecedora a forma para se obter maiores conhecimentos, diante da experiência de vida. ... O método, desenvolvido por Descartes, tenta obter uma forma gradativa de aumentar o conhecimento no qual o objetivo maior e sair da mediocridade nesta vida.
O conhecimento filosófico, desde a sua origem, é marcado por várias características, como a racionalidade, o questionamento, o uso de conceitos, a transmissão pelo diálogo, o desenvolvimento da reflexão crítica, entre outras.
O conhecimento filosófico é uma forma de saber baseado no questionamento da aparente ordem natural do mundo. A partir da dúvida, a filosofia constrói um pensamento sistemático e racional.
o discurso filosófico é um discurso de alteração de ideias em movimento. tem um espírito retor, raciocínio, utiliza a similaridade, mas também a comparação, sempre que necessário manifesta-se idéias.
O discurso científico se baseia em várias técnicas metodológicas embasadas em estudos para explicar fatos da vida que envolvem tanto seus aspectos quantitativos, quanto qualitativos, também se apropria da razão.
O discurso religioso é aquele que faz ouvir a voz de Deus ou de seus enviados (profeta, pastor, padre), essa é a principal caracte- rística desse discurso (Orlandi, 1996). locutor está no plano espiritual (Deus), e o ouvinte está no plano temporal (os adoradores).
Verificado por especialistas A diferença entre o pensamento filosófico e o pensamento mítico se dá basicamente pelo fato de que , a filosofia se baseia grandemente em fatos que são racionais , porém , o pensamento mítico muitas vezes se baseia na fé , na crença das pessoas .
As principais diferenças são: a mitologia narra coisas passadas, não se importa com contradições e o incompreensível, e narra à origem através das rivalidades e alianças das divindades; enquanto a filosofia busca passar a ideia de como e por que do passado, presente e futuro, como as coisas são no todo, explica a ...
A religião é o inverso da filosofia, se baseia na fé, acreditar em algo na qual não se pode comprovar, na crença inabalável de ensinamentos impostos por revelações divinas, o que leva à rotinas e dogmas. ... Pensadores como Tomás de Aquino e Agostinho acreditam que a filosofia complementa a religião.