“A presença de múltiplas aftas pode sugerir que um vírus, como o do herpes, esteja causando o quadro. Pode ocorrer também em infecções como a Aids. Além disso, podem se apresentar nas doenças autoimunes, como a Doença de Behçet, Lupus (LES) ou Doença de Crohn”, explica a pediatra Maria Cristina Senna Duarte.
No caso de as aftas aparecem com muita frequência ao longo dos anos sem causa definida, a pessoa pode ter o que se chama estomatite aftosa ou doença aftosa recorrente. "Uma boa parte das pessoas começa a manifestar o problema ainda na infância, e isso vai se amenizando com a idade", explica a especialista.
É importante ir ao médico quando:
Sal. O sal é um antisséptico ótimo para tratar afta. Para utilizá-lo como remédio caseiro, misture uma colher de chá de sal em meio copo de água morna e utilize-o para enxaguar sua boca, principalmente na área afetada pela afta, depois cuspa a água.
Aplicar uma pedrinha de gelo diretamente sobre a afta dolorida também é uma excelente forma de anestesiar a língua para conseguir comer, por exemplo.
Sintomas da afta É comum surgir ardor ou um tipo de queimação na região afetada. Quando as aftas aparecem em grande número, pode ser difícil engolir alimentos ou líquidos, especialmente os mais ácidos. Eventualmente, podem aparecer gânglios no pescoço (“ínguas”), cansaço e até febre.
Furar a afta com uma agulha ajuda na cicatrização Não e pode piorar a situação.
Não é aconselhado aplicar bicarbonato de sódio diretamente na ferida, pois causa dor intensa e ardência. No entanto, o bicarbonato pode ajudar a curar a afta mais rápido porque aumenta o pH da saliva.
Embora a ciência não tenha uma explicação 100% definida para a origem da afta, já se sabe que ela começa com um machucado na camada superficial da mucosa da boca, o tecido epitelial. A agressão é fruto de déficit vitamínico, baixa na imunidade, excesso de acidez ou até traumas, caso de uma mordida.
Dissolva uma colher de chá de bicarbonato de sódio em meio copo de água, fazendo o bochecho no máximo três vezes por dia. A receita, no entanto, é um paliativo. Se você tem afta de maneira recorrente, o ideal é procurar um médico, que poderá fornecer uma orientação mais precisa de como curar as aftas.
Por ser um forte abrasivo, o bicarbonato de sódio (quanto aplicado diretamente no dente) atua como um esfoliante para os dentes, realizando apenas um polimento da superfície externa (o esmalte) e podendo causar seu desgaste, já que as doses caseiras costumam ser altas, assim como a frequência de uso.
Desgaste do esmalte – Devido ao seu efeito abrasivo, utilizar bicarbonato de sódio frequentemente e esfregá-lo com demasiada força pode danificar o esmalte. Dessa forma, este processo pode causar sensibilidade dentária, dor ao escovar e aumentar a probabilidade de contrair cáries.
“O bicarbonato de sódio não provoca o clareamento dos dentes. Ele apenas limpa uma camada superficial do esmalte dentário”, comenta. Acontece que o composto químico atinge os dentes, limpa esses resíduos e dá a sensação de que os dentes ficaram mais claros, quando apenas foram limpos.
Além disso, como contém bicarbonato de sódio, ajuda a clarear os dentes mais rapidamente. Esta mistura também só deve ser usada 2 a 3 vezes por semana, para evitar o desgaste dos dentes.
Os especialistas afirmam que a mistura de bicarbonato com limão não possui efeito clareador quando aplicado nos dentes. Para esclarecer as suas dúvidas, é importante conhecer o que causa e como é realizado o processo de branqueamento.
Para preparar, basta derramar ½ xícara ou 120 mililitros de água em um copo, adicionar 2 colheres de sopa de vinagre branco e 2 colheres de sopa de bicarbonato de sódio. Misture bem os ingredientes e deixe sua escova de dentes de molho por cerca de uma hora. Em seguida, retire, lave e siga para o próximo passo.