EQST

Quais Os Movimentos De Resistncia Ditadura Militar E Como Agiam Cada Grupo?

Quais os movimentos de resistência à ditadura militar e como agiam cada grupo?

Destacaram-se: Ação Libertadora Nacional (ALN), liderada por Carlos Marighella, ex-deputado e ex-membro do Partido Comunista Brasileiro, morto numa emboscada em 69; Vanguarda Popular Revolucionária (VPR), comandada pelo ex- capitão do Exército Carlos Lamarca, morto na Bahia, em 17 de setembro de 1971; e o Partido ...

Por que muitos jovens aderiram à luta armada contra a ditadura e como foram derrotados?

Esses jovens que aderiram a luta armada contra a ditadura foram derrotados porque o exército brasileiro possuía grande agilidade em encontrar e neutralizar quaisquer ameaças e combatentes, diferentemente da Colômbia, por exemplo, que teve uma guerrilha por décadas no país.

Por que houve luta armada durante a ditadura militar?

Insatisfação de setores mais ortodoxos da esquerda quanto aos métodos e abordagens disponíveis para combater a ditadura é um dos motivos que ajudam a compreender a opção pela luta armada no Brasil.

Como se deu As ações de guerrilha no Brasil no período da ditadura militar?

A guerrilha foi organizada pelo Partido Comunista do Brasil (PC do B), que, desde meados dos anos 1960, já mantinha militantes na região do conflito. O objetivo do PC do B era angariar apoio da população local para, a partir do campo, enfrentar a ditadura, derrubá-la, tomar o Estado e fazer a revolução.

Quem sequestrou o embaixador alemão?

Em 31 de março de 1970, Karl von Spreti, embaixador alemão na Guatemala, havia sido sequestrado por guerrilheiros marxistas. Como o governo local não aceitou as condições para sua libertação, von Spreti foi executado cinco dias depois.

Quem participou do sequestro do embaixador americano no Brasil?

Após o afastamento de Arthur da Costa e Silva da Presidência no domingo (31) e a formação da Junta Militar, que assumiu o país, ação de esquerda resultou nesta quinta (4) no sequestro do embaixador americano Charles Burke Elbrick, no Rio.

Quais foram as medidas estabelecidas nos atos institucionais número 5?

O AI-5 decretou a permissão ao presidente para ordenar: o fechamento do Congresso Nacional, das Assembleias Legislativas e das Câmaras de Vereadores; a intervenção federal em estados e municípios; a cassação de mandatos políticos e a suspensão de direitos políticos; o estado de sítio; e a apreensão de bens materiais de ...

Quantos foram os atos institucionais?

Houve 17 atos institucionais, decretados entre 1964 e 1969. Esses documentos institucionalizaram o regime militar no Brasil, estabelecendo restrições a direitos civis e políticos. Foram signatários normalmente a cúpula do Executivo e os comandantes militares.

O que determinava o Ato Institucional Número 1 como o povo perdeu seus direitos de acordo com esse ato?

Entre seus primeiros poderes, o AI-1 determinava que o governo militar poderia cassar mandatos legislativos, suspender os direitos políticos (por dez anos) ou afastar do serviço público todo aquele que pudesse ameaçar a segurança nacional.