A picada da abelha também é utilizada por acupunturistas. Como o veneno da abelha pode ser benéfico para nossa saúde – A apitoxina existente nele é um excelente anti inflamatório e ja foi confirmado que o veneno delas é poderoso agente imunológico que estimula o nosso sistema imune contra doenças.
Portanto o veneno da abelha ocasiona três efeitos específicos no organismo humano: neurotóxico, atuando sobre o sistema nervoso; hemorrágico, pelo aumento da permeabilidade dos capilares sangüíneos e hemolítico, pela destruição dos glóbulos vermelhos.
Na maioria dos casos, a dor e o inchaço desaparecem em no máximo um ou dois dias. Em 10% dos casos o paciente desenvolve uma reação maior às picadas, com intensa dor e inchaços que podem chegar a 10 cm de diâmetro e demoram até 10 dias para desaparecer.
Uma reação normal à ferroada de abelha, vespa ou marimbondo inclui coceira, vermelhidão e inchaço no local da picada....ANAFILAXIA
As picadas de abelhas doem tanto porque, quando estes insetos picam, injetam em suas vítimas uma substância química chamada melitina, a qual ativa os receptores de dor. Além disso, quando o ferrão penetra a pele da vítima, ele fica preso lá dentro, injetando mais veneno.
Quando acontece a ferroada de uma abelha ou vespa na pele, é injetado um veneno irritante que provoca dor intensa no local, vermelhidão e inchaço.
Assim que o ferrão for removido, uma compressa fria pode ajudar a aliviar a dor (só não mergulhe a área toda em gelo). Um anti-histamínico oral ou aplicado em forma de creme pode ajudar a aliviar a coceira e o inchaço.
As picadas de abelhas, vespas, vespões e formigas geralmente causam dor, vermelhidão na pele, inchaço e coceira. As reações alérgicas não são comuns, mas podem ser sérias. Os ferrões devem ser removidos e os sintomas podem ser aliviados com um creme ou uma pomada.
Um pequeno enxame de abelha pode ter 20 mil abelhas, um cavalo pode morrer com apenas 400 picadas e nós estamos falando de um animal de 600 quilos. Então dependendo do grau de alergia, da idade, da resistência física, uma única picada de abelha é capaz de matar um ser humano.
Em caso de picada de abelha deve-se retirar o ferrão da abelha com uma pinça ou agulha, com muito cuidado para o veneno não se espalhar, e lavar a área com água e sabão.
Remédios caseiros de resultados imediatos
Pomadas para picada de inseto
O veneno da abelha, também é chamado de apitoxina, ele é produzido por glândulas existentes no abdômem e introduzido no corpo das vítimas através do canal existente no ferrão, provocando reações que variam de intensidade de acordo com a sensibilidade de cada pessoa, podendo levar até a morte.
Apitoxina é o veneno encontrado nos ferrões das abelhas do gênero Apis que tem como função afastar predadores dos mais variados tipos, protegendo assim a colônia.
Muito agressivas, as abelhas africanas (Apis Mellifera Scutellata-africanas), tristemente célebres, procedente de um cruzamento com uma raça importada da África, em 1956, colonizou, desde então, todo o Continente Norte e Sul Americano, onde causou grande número de mortes.
Aqui você vai encontrar informações sobre as seguintes abelhas sem ferrão:
As picadas de abelha podem trazer consequências graves à saúde, principalmente se a pessoa atingida for alérgica ao veneno do inseto. Neste caso, a reação pode até mesmo levar à morte. “Uma picada apenas, dependendo, pode desencadear choque anafilático em pessoas hipersensíveis.
A vespa mandarina é uma vespa gigante nativa da Ásia oriental e geralmente encontrada em ambiente tropical, sendo mais comum no Japão. Ela também é chamada de "vespa assassina", já que é uma predadora feroz e destrói suas vítimas sem dó - geralmente abelhas e outros insetos grandes, como o louva-deus.
Muito agressivas, as abelhas africanas (Apis Mellifera Scutellata-africanas), tristemente célebres, procedente de um cruzamento com uma raça importada da África, em 1956, colonizou, desde então, todo o Continente Norte e Sul Americano, onde causou grande número de mortes.
As vespas só atacam humanos se forem provocadas ou caso se sintam ameaçadas. A picada é extremamente dolorosa e liberam uma potente toxina que pode causar a morte de uma pessoa que tiver levado várias picadas, mesmo se não for alérgica.
vespa mandarinia
As vespas gigantes asiáticas são as maiores da Terra, com rainhas podendo atingir 5 centímetros de tamanho. ... Mas podem ser fatais, principalmente para pessoas alérgicas a picadas de vespa. As estimativas variam, mas acredita-se que até 50 pessoas por ano sejam mortas por essas criaturas no Japão.
A vespa, que é original da Ásia, é a maior do mundo, com mais de 5 centímetros, do tamanho aproximado do polegar de uma pessoa adulta. Por causa de sua picada, que possui uma neurotoxina, cerca de 50 pessoas morrem, por ano, no Japão. Todavia, esses insetos só atacam humanos quando são incomodados.
A espécie representa um perigo tanto para os humanos quanto para outros insetos. Estima-se que cerca de 40 pessoas morrem por ano, na Ásia, vítimas de picadas das vespas "assassinas", que também podem dizimar uma colônia de abelhas em poucas horas.