EQST

O Que O Verbo Flexionado?

O que o verbo flexionado? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.

O que é o verbo flexionado?

Os verbos podem ser flexionados nos modos indicativo, subjuntivo e imperativo, dependendo da atitude que se expressa no enunciado. ... Percebemos que a ação expressa pelo verbo traz a certeza de que o fato ocorreu e, por isso, o verbo está flexionado no modo indicativo.

Quando se usa o infinitivo flexionado?

INFINITIVO FLEXIONADO: Usa-se o infinitivo flexionado nos seguintes casos: 1) Quando o sujeito for claro, ou seja, quando surgir um pronome ou um substantivo, escrito na mesma oração do verbo, funcionando como sujeito dele, o uso do infinitivo flexionado será obrigatório.

O que é o infinitivo do verbo?

O infinitivo transmite a ideia de uma ação ou estado. Dessa forma, desempenha uma função semelhante a um substantivo. No entanto, o infinitivo não dá nenhuma indicação sobre a temporalidade. Quem tem esse papel é o verbo da preposição principal.

Como usar o infinitivo no plural?

REGRA 5: quando o sujeito do infinitivo é indeterminado, o infinitivo deverá ser flexionado (colocado sempre na 3. ª pessoa do plural). Exemplo: Faço isso para não me julgarem culpado.

O que é infinitivo em português?

Na gramática, infinitivo é uma das três formas nominais do verbo, sendo aquela com a qual verbo se apresenta naturalmente, sem qualquer conjugação. ... Na língua portuguesa, além do infinitivo não flexionado ou infinitivo impessoal, também existe o infinitivo flexionado por pessoa, chamado de infinitivo pessoal.

Quando o verbo não flexiona?

Em poucas palavras: o infinitivo impessoal é simplesmente o verbo que não flexiona, o verbo em seu estado puro, sem variação (exemplos: viajar, deitar, correr, ouvir, pôr).

Qual a diferença entre infinitivo pessoal e impessoal?

O infinito é, tal como o gerúndio e o particípio, uma forma nominal do verbo. O infinitivo se sistematiza em infinito pessoal (flexionado) ou infinitivo impessoal (não flexionado) e seu emprego se baseia, especialmente, em tendências linguísticas e não propriamente em regras.

Porque é errado falar no Gerundio?

O gerundismo é o uso inadequado do gerúndio e se tornou um vício de linguagem. Ele apareceu por conta de traduções ruins da língua inglesa e pelo uso corriqueiro e demasiado, prejudicando a comunicação verbal e escrita da forma correta do Gerúndio.