O ISO 9000 permite que a empresa passe por uma mudança que será voltada para a gestão com qualidade total. A qualidade total significa ter excelência organizacional e satisfação dos clientes, colaboradores, fornecedores e sociedade. Uma produção com qualidade demanda corte de gastos, o que gera um preço final menor.
ISO 9000 é um conjunto de normas e padronizações que visam ajudar empresas a implementarem processos de Gestão da Qualidade e Garantia da Qualidade. O foco da ISO 9000 é o processo e não o produto. Seu objetivo é garantir que o processo produtivo esteja sendo seguido à risca, garantindo, assim, a qualidade do produto.
O objetivo da ISO é desenvolver preceitos que possam ser adotados por países do mundo inteiro, visando o encorajamento do comércio de bens e serviços. Neste sentido, a Organização traz uma série de normas para empresas de diferentes segmentos e tamanhos.
Implantar um sistema de gestão da qualidade possibilita ampliar mercados, aumentar o nível de organização interna da empresa, o controle da administração e a produtividade. Também, permite a redução de custos e do número de erros e melhora a credibilidade junto a seus clientes.
Objetivo é a descrição daquilo que se pretende alcançar. Meta é a definição em termos quantitativos, e com um prazo determinado. Por exemplo, o objetivo de uma determinada pessoa é enriquecer. ... É também o atributo que te impulsiona a lutar por aquele objetivo e meta.
Sendo assim, a diferença entre objetivo (que é o que você pretende fazer e/ou alcançar) e metas (que é a especificação desses objetivos quantitativamente) fica claro. O objetivo é o que você quer alcançar, e as metas estipulam os passos e prazos para a realização do objetivo.
O objetivo, ou sonho, é aquilo que pretendemos alcançar, tipo fazer uma viagem, comprar um carro ou uma casa. Já as metas são aquele passo a passo que faz seu sonho ser viável. É entender qual é o valor de entrada que você vai ter que dar para comprar o carro ou a casa…
5 passos para estabelecer metas
substantivo feminino Aquilo que se pretende alcançar; objetivo, finalidade. Finalização de alguma coisa; termo, limite: a meta já foi entregue.
Definindo um plano de ação
Podemos resumir em alguns passos como fazer um plano de metas de uma empresa:
As metas empresariais guiam os colaboradores para onde a organização quer chegar e quais passos devem ser tomados para que isso se torne possível. Em outras palavras, elas orientam para ações coordenadas, em vez de cada pessoa ou setor agir individualmente — ou até mesmo de forma incoerente com os objetivos.
Por exemplo: Imagine que a sua empresa tenha lançado um novo produto recentemente e deseja aumentar a penetração dele no mercado. Logo, uma meta de resultado que você poderia traçar é: Aumentar as vendas do produto X em 12% nos próximos 6 meses.
Portanto, para poder estipular metas de forma prática, deve-se primeiro definir os objetivos que deverão ser alcançados, no decorrer de um período. Entenda aonde a empresa deve chegar e, então, estipule os passos exatos para isso, ou seja, as metas.
Uma meta de desempenho prevê os resultados de uma campanha ou de um grupo de campanhas para que você saiba se está no caminho certo para atingir objetivos específicos mensuráveis. Se algo parecer errado, ajuste as configurações.
Como estabelecer e dar exemplos de metas individuais de desempenho para os seus colaboradores?
A meta profissional deve estar baseada no quanto o indivíduo se conhece e tem consciência de si profissionalmente. Isto é, o quanto você sabe sobre suas características principais e seus talentos, uma vez que permitirão ser quem é, ter o que tem e estar onde está.
O objetivo é avaliar a personalidade e as habilidades comportamentais do candidato para verificar se há afinidade com a posição e com a cultura da empresa. Quem conduz a conversa normalmente é alguém de RH ou o gestor imediato do profissional que será contratado.