Alguns dos principais autores desse movimento são: Goethe, Victor Hugo, Lord Byron, Almeida Garrett e Camilo Castelo Branco.
Destaca-se nessa geração o autor Almeida Garrett, autor do poema “Camões”, de 1825, marco inicial do romantismo português.
Suspiros Poéticos e Saudades
Entre as marcas principais do Romantismo estão o sentimentalismo, a supervalorização das emoções pessoais, o subjetivismo e egocentrismo. É dessa maneira que os poetas se colocavam como o centro do universo. Dentro de um universo particular, o poeta sente a derrota do ego, produz frustração e tédio.
Almeida Garret
Em Portugal, o Romantismo surge no século XIX. ... O início do Romantismo em Portugal é marcado com a publicação, em 1836, de A Voz do Profeta, de Alexandre Herculano, sendo na sequência lançada a primeira revista romântica portuguesa, o Panorama, em 1837.
Em Portugal, o Romantismo começou com a publicação do poema Camões, de João de Almeida Garrett. Escrito no momento em que o país se encontrava sob domínio inglês e enfrentava graves perturbações políticas, o poema tenta resgatar o passado e o orgulho do povo português.
Assim, os principais autores desse período são Camilo Castelo Branco (1825-1890) e Soares de Passos (1826-1860).
O Romantismo possui três fases: indianismo, ultrarromantismo e geração social.
Os escritores mais ativos do Romantismo em Portugal desenvolveram atividades jornalísticas e contribuíram, uns mais, outros menos, para a afirmação do liberalismo no país. Três escritores se destacaram na implantação desse movimento: Garrett, Herculano e Castilho.
Inicialmente, romântico era tudo aquilo que se opunha a clássico. Ou seja, passa a valorizar o caráter popular, o folclore e o que é nacional. O indivíduo passa a ser o centro das atenções, apelando para a imaginação e para os sentimentos, resultando uma interpretação subjetiva da realidade.
O romantismo foi um movimento artístico, político e filosófico surgido nas últimas décadas do século XVIII na Europa que durou por grande parte do século XIX. Caracterizou-se como uma visão de mundo contrária ao racionalismo e ao iluminismo e buscou um nacionalismo que viria a consolidar os estados nacionais na Europa.
Resposta: O realismo foi um movimento artístico e literário surgido nas últimas décadas do século XIX na Europa, mais especificamente na França, em reação ao romantismo. Entre 1850 e 1900 o movimento cultural, chamado realismo, predominou na França e se estendeu pela Europa e outros continentes.
Resposta. Romantismo no Brasil foi um importante movimento artístico do século XIX, com representantes brasileiros da prosa e da poesia, podendo ser dividido em três gerações. Explicação: O principal fato histórico que permeia o Romantismo no Brasil é a chegada da Família Real portuguesa, em 1808.
Características do Romantismo são o subjetivismo, individualismo, a grande idealização, sentimentalismo exagerado, egocentrismo, interação da natureza junto ao eu-lírico, a contemplação do grotesco e sublime, medievalismo e o byranismo.
As principais características do movimento pós-moderno são a ausência de valores e regras, imprecisão, individualismo, pluralidade, mistura do real e do imaginário (hiper-real), produção em série, espontaneidade e liberdade de expressão.
O pós-modernismo, também chamado de pós-modernidade, pode ser definido a partir das mudanças sociais, culturais, artísticas, filosóficas, científicas e estéticas que surgiram após a Segunda Guerra Mundial. ... No campo do marxismo, Friederich Jameson afirma que a pós-modernidade corresponde à terceira etapa do capitalismo.
Resposta: As principais características da modernidade são: a crença na razão, na ciência, no progresso, na liberdade e felicidade. Quanto à pós-modernidade, dentre as características estão: a crítica à modernidade e têm prevalecido ideias como a desconstrução, o relativismo, o niilismo e ecletismo.
Um dos fatores principais do design gráfico pós-moderno são o surgimento de novas mídias e ideologias. É um momento histórico em que os paradigmas da modernidade e o racionalismo na metodologia do design passam a ser relativizados.