Curativo com Alginato de Cálcio Indicação: feridas abertas, sangrantes, altamente exsudativas com ou sem infecção, até a redução do exsudato. Contra indicação: lesões superficiais com pouca u nenhuma exsudação; queimaduras.
Tipos de Coberturas para Curativos
CARACTERÍSTICAS DE UM CURATIVO IDEAL:
Quais são os aspectos a serem considerados na realização do curativo?
Quanto ao grau de abertura, as feridas podem ser: • Abertas, feridas em que as bordas da pele estão afastadas; • Fechadas, feridas em que as bordas da pele estão justapostas.
Uma ferida cirúrgica consiste num corte ou numa incisão geralmente efetuada com um bisturi durante uma cirurgia. As feridas cirúrgicas são geralmente fechadas através da aplicação de pontos, agrafos ou de cola cirúrgica.
Ocorrem quando a pele no local da lesão fica com aspecto e consistência muito parecidos com aquela pele antes (estado anterior) do trauma. As cicatrizes nada mais são do que o resultado de algum trauma sofrido pela pele, seja por lesões ou cirurgias.
O processo de cicatrização é dividido didaticamente em três fases: inflamatória, proliferação ou granulação e remodelamento ou maturação. O colágeno é a proteína mais abundante no corpo humano e também é o principal componente da matriz extracelular dos tecidos.
Segundo as médicas, o tempo é fundamental para a cicatrização e é importante respeitá-lo – quando ocorre um corte na pele, por exemplo, a camada mais superficial e fina demora de 7 a 10 dias para fechar. Depois, a epiderme leva até 28 dias para se refazer e a derme, camada mais profunda da pele, pode levar até 6 meses.
A fisiologia da cicatrização nada mais é que uma cascata de eventos celulares e moleculares, que envolvem processos bioquímicos e fisiológicos, sendo esses dinâmicos e simultâneos. Esse processo é desencadeado por qualquer perda tecidual, podendo essa perda ser variável, vem daí a definição do grau da lesão.
Assim, alguns passos que garantem uma cicatrização mais rápida e evitam o surgimento de cicatrizes feias e outras complicações, são:
A sensação de coceira na região afetada é um dos sinais de que a lesão está evoluindo positivamente. Outros fatores que indicam a cicatrização da ferida são: diminuição da dor, redução do tamanho da lesão e surgimento do tecido de granulação (tecido mais firme e avermelhado que se forma sobre a área exposta da lesão).
Quando nos machucamos ocorre o processo de cicatrização, que é realizado por miofiboblastos fazem toda a regeneração que migram para o ferimento e começam a produzir fibras colágenas, onde já começam a recobrir a área danificada. Esse processo começa imediatamente após a lesão.
Confira a lista de alimentos que ajudam na cicatrização da pele e saiba o que colocar no seu prato nesse período de recuperação:
Como Clarear a Pele?
"É uma hora em que a pele precisa restaurar a hidratação. Cerca de 21 dias é o tempo de renovação da pele mas, claro, varia de pessoa para pessoa, da idade e do grau da exposição solar", explica a dermatologista Mariana Marteleto.
Como fazer o cabelo voltar à cor natural: anote essas dicas
9 passos para deixar o cabelo mais natural
Bicarbonato de sódio: é dos mais eficazes para “apagar” o bronzeado. Misture com água e deixa atuar na pele durante 15 minutos. Também pode esfregar e usar como uma espécie de esfoliante. Chá preto: funciona bem em áreas grandes.
Para apressar o crescimento indico fazer um cronograma capilar com hidratação, nutrição e reconstrução para fortalecer e encorpar os fios. Assim, os cachos vão crescer saudáveis e no tempo certo. Na Felps existem dois kits: NUTRIFORCE e LUMIFORCE que você pode usar alternando.