Essas expedições são, geralmente, classificadas em duas categorias: expedições exploradoras, destinadas ao reconhecimento e mapeamento do território; expedições guarda-costas, destinadas a proteger as referidas terras de possíveis investidas de exploradores de outras nacionalidades.
1. As primeiras expedições. Em 1501, chegou ao litoral brasileiro a primeira expedição oficial portuguesa. Sob o comando de Gaspar de Lemos e trazendo a bordo o navegador Américo Vespúcio, o seu objetivo era o reconhecimento da costa brasileira, denominando os acidentes geográficos e elaborando um mapa do litoral.
A exploração do pau-brasil, como sabemos, deu nome ao nosso país. Conhecido inicialmente como Terra de Santa Cruz, o território da América Portuguesa acabou levando o nome do recurso que foi intensamente explorado nos primeiros 30 anos da colonização.
Comandava a expedição que chegou ao Brasil o navegador português Pedro Álvares Cabral. Nascido em 1467 ou 1468 - há controvérsias entre historiadores -, Cabral era de uma família nobre, embora não uma das "grandes casas" portuguesas, e recebeu boa educação, sendo um membro da aristocracia portuguesa.
Pedro Álvares Cabral desembarcou em Porto Seguro no litoral sul da Bahia em 22 de abril de 1500, tornando a região colônia do Reino de Portugal.
Os portugueses vieram colonizar terras distantes como o nosso país, principalmente pela variedade de especiarias e bens preciosos. ... Além disso, o território colonizado seria produto de exploração somente portuguesa. Diferentemente dos outros que já eram amplamente conhecidos por seus adversários.
O domínio sobre as riquezas do Oriente era um interesse tão forte para a economia de Portugal que, quando os navegadores Fernão de Magalhães e Sebastião El Cano, a serviço da Espanha, realizaram, entre 1519 e 1522, a primeira viagem de circunavegação, passando pelo arquipélago das Molucas, chamado de Ilhas das ...