As aberturas posteriores são limitadas pelas asas maior e menor do osso esfenóide e pelo osso etmoide. A fissura orbital inferior é uma exceção, e possui somente a asa maior do osso esfenóide e a maxila definindo suas margens, e não o osso etmoide.
Pontos craniométricos são pontos anatômicos utilizados como referência para craniometria. Classificam-se em pontos pares e ímpares. Os ímpares situam-se no plano sagital.
O material consistia de 100 radiografias cefalométricas laterais de adultos. Os pontos de mensuração utilizados foram: acantio, básio, násio, opístio, sela túrcica, bolton, orbitário e o pório. Várias radiografias foram realizadas para observar quais pontos cefalométricos radiográficos coincidem com os craniométricos.
Alguns Pontos Antropométricos do Crânio: Bregma - ponto de união das suturas sagital e coronal. Lâmbda - ponto de união das suturas sagital e lambdóide. Vértex - parte mais alta do crânio....FACE:
Vértice. Definido como o ponto mais alto do crânio quando este está orientado no plano anatômico, este ponto craniométrico está relacionado à sutura sagital e aos ossos parietais e é utilizado para a medição da altura de um indivíduo.
A parte anterior da cabeça é a face. A parte posterior apelida-se de nuca.
Zigomático: apresenta-se bilateralmente, caracterizando-se por ser irregular e com estruturas denominadas: face malar, fale orbital, face temporal, processo frontal, processo temporal, processo maxilar, além de quatro bordas. Faz parte da estrutura lateral da face e também como base da órbita.
O Crânio. Dividi-se, para estudo, em ossos da face e ossos do crânio propriamente dito. Ele pode ser dividido em calota craniana ou calvária e base do crânio. A calvária é a parte superior do crânio e é formada pelos ossos: Frontal, Occipital, e Parietais.
A estrutura craniana é formada por 22 ossos, sendo oito deles da caixa craniana e 14 da face. “Entretanto, a contagem pode aumentar para 28 se considerarmos os três ossículos de cada orelha, que não ajudam a compor o crânio, mas estão contidos nele, no interior dos ossos temporais”, conclui Cardoso.
Na cabeça:
Nós podemos dividir esta parte do crânio em cinco partes, para facilitar os estudos: Parte anterior: o palato mole e a maxila. Parte média: o osso esfenoide, o processo petroso do osso temporal e a parte basilar do osso occipital.
No crânio, o cérebro é revestido por três camadas de tecido chamadas de meninges: Dura-máter (camada externa) Aracnoide-máter (camada intermediária) Pia-máter (camada interna)
A maior espessura foi encontrada em crânio do gênero masculino (9.
A camada externa é o periósteo, uma membrana bem fina que recobre o osso. Logo abaixo, encontra-se a parte mais dura e resistente, constituída de osso compacto.