Embora apenas os territórios equivalentes ao Acre, Rondônia, Roraima e parte de Santa Catarina ainda não haviam sido tomados por brasileiros, já haviam sido ocupados os territórios equivalentes aos estados de Mato Grosso do Sul, Tocantins, Sergipe e Pará, mas eles ainda não tinham esses nomes, sendo integrados a outros ...
Olhando a divisão de 1940, observamos que alguns Estados de hoje não existiam, eram eles:
Resposta. Explicação: Os territórios de Amapá e Roraima foram promovidos a estados após a Constituição de 1988, não sofrendo nenhuma alteração de suas fronteiras.
Criação e Extinção de Territórios Os Estados podem subdividir-se ou desmembrar-se para formarem Territórios Federais, mediante aprovação da população diretamente interessada, por plebiscito, e do Congresso Nacional, por lei complementar (art. 18, § 3º).
Sim, visto que os Estados podem incorporar-se entre si, subdividir-se ou desmembrar-se para se anexarem a outros, ou formarem novos Estados ou Territórios Federais, mediante aprovação da população diretamente interessada, através de plebiscito, e do Congresso Nacional, por lei complementar (CF, art. 18, § 3°).