Na inspiração, o ar entra em nossos pulmões graças à ação integrada de várias estruturas. Os principais eventos que determinam a inspiração são: Contração dos músculos intercostais externos que promovem a elevação das costelas; Não pare agora...
Resposta: A relação é que na ventilação pulmonar passa pela troca gasosa entre corpo a atmosfera que pela respiração externa pela troca gasosa entra o pulmão e vasos sanguíneos e por ultimo passa pela respiração interna que ocorre troca gasosa entra vasos sanguíneos e células e isso é um ciclo.
Pressão intrapleural: é a pressão existente entre a pleura parietal e visceral, é sempre negativa, pois existe uma drenagem constante do líquido intersticial pelos ductos linfáticos, sendo no repouso – 5cm H2O.
O surfactante pulmonar é um líquido que reduz de forma significativa a tensão superficial dentro do alvéolo pulmonar, prevenindo o colapso durante a expiração. Consiste em 80% de fosfolípideos, 8% de lípidos e 12% de proteínas.
Resposta: Alternativa A :diminui e facilita a entrada de ar. Explicação: O processo descrito é o da inspiração, que faz com que a caixa torácica aumente de volume, diminuindo, assim, a pressão intrapulmonar e forçando a entrada do ar nos pulmões.
A função do sistema respiratório é mover dois gases: oxigênio e dióxido de carbono. A troca gasosa ocorre nos milhões de alvéolos nos pulmões e nos vasos capilares que os envolvem.