Os medicamentos não-opióides ou não narcóticos, como o acetaminofeno e os anti-inflamatórios não esteroides (AINEs), controlam a dor leve a moderada. Alguns podem ser comprados sem receita médica. O acetaminofeno alivia a dor da mesma maneira que os AINEs, mas não reduz a inflamação, assim como estes últimos.
De acordo com a ação no receptor, os opióides classificam-se em: Agonistas ---- morfina, meperidina, alfaprodina, fentanil, alfentanil, sufentanil, fenoperidina, codeína, hidromorfona, oximorfona, metadona e heroína. Antagonista - naloxona e naltrexona. Agonista parcial - buprenorfina.
A ação analgésica dos opioides acontece em vários níveis do SNC, como a liberação de dopamina em núcleos da base, a ativação do mecanismo descendente de controle de dor que age no corno posterior da medula espinhal, pela ação inibitória direta nos neurônios do corno posterior– via inibição da liberação de ...
"Apesar disso, a potência analgésica do tramadol é considerada 10 vezes inferior à produzida pela morfina, o que faz dele mais seguro", diz. "Outro mecanismo que contribui para o seu efeito analgésico é inibição da recaptação neuronal de noradrenalina e o aumento da liberação de serotonina.
A morfina é um fármaco narcótico de alto poder analgésico usado para aliviar dores severas. Pertencente ao grupo dos opioides, foi isolado pela primeira vez em 1804 por Friedrich Sertürner, que começou a distribuir a droga em 1817.
Tramal, para o que é indicado e para o que serve? Tramal (cloridrato de tramadol) é indicado para o alívio da dor de intensidade moderada a grave.
O início de ação do tramadol é relativamente rápido, havendo alívio da dor após 30 a 60 minutos. O efeito analgésico pode durar de 4 a 8 horas, dependendo da causa e da intensidade da dor.