Outra lenda fala do guerreiro indígena Maculelê, um índio que não fazia nada certo; por esta razão, os demais homens da tribo saíam em busca de alimento e deixavam-no na tribo com as mulheres, os idosos e as crianças. Uma tribo rival ataca, aproveitando-se da ausência dos caçadores.
O maculelê atual, usando a dança com bastões, simboliza a luta de Maculelê contra os guerreiros rivais. Os passos da dança são saltos, agachamentos, cruzadas de pernas, etc.
Significado de Maculelê substantivo masculino Bailado guerreiro da Bahia, que se exibe em Salvador e na região do Recôncavo baiano por ocasião dos festejos em honra de Nossa Senhora da Purificação.
[Brasil, Informal] Manha, astúcia. ... [Brasil] [ Desporto ] Procedimento que visa prejudicar o adversário através de recursos astuciosos ou contrários ao espírito desportivo .
Resposta: Do ponto de vista pedagógico, conhecer conteúdos diversos, como as danças folclóricas e modalidades esportivas não-tradicionais, ajuda a desenvolver movimentos inéditos, o que colabora para a cultura corporal geral e para o desenvolvimento do aluno.
Nesse sentido, para a dança em geral e para o maculelê, a música é de extrema importância, pois gera um ritmo pelo qual os dançarinos podem seguir a fim de executar uma coreografia, com isso o ritmo das execuções dos passos dos dançarinos acompanham o ritmo da música.
A música é importante quanto sua composição harmonica que influi e atua no comportamento humano. Nos propociona bem-estar e a importância para dança é porque conduz o ritmo que leva o ser a trabalhar sua mobilidade e coordenação motora.
A música e dança caminham juntas e são instrumentos de fun- damental importância, pois constroem teias solidárias de saberes num intercâmbio cultural, resultante das trocas de experiências. O processo de ensino/aprendizagem é um ato dinâmico, onde o corpo não pode ficar estático e sem prazer e emoção.
Resposta: são danças culturais que fazem parte da cultura . Explicação: como por exemplo, quadrilha, forró, que ao longo dos anos vem sendo mantido, mesmo com toda essa modernidade de ritmos e danças , há danças culturais que não são esquecidas .
A dança teve forte influência nas sociedades ao longo dos tempos. Como via de socialização e disseminação de cultura, proporcionou ao mundo o conhecimento sobre a diversidade cultural dos diferentes povos em todo o mundo, especialmente através das danças folclóricas.
Uma pessoa dançando pode demonstrar um misto de sentimentos: desejos, alegrias, prazeres, gratidão, respeito, temor, poder. Traçando um conjunto de movimentos que se desenvolvem no espaço e num tempo determinado, configurada por um ritmo e capaz de expressar tanto simples como fortes emoções.
A dança tem três elementos básicos: movimento corporal, espaço e tempo.
A Dança/Dinâmica de Laban envolve oito movimentos: O primeiro deles é o de socar, ou arremeter: você soca com as mãos, com a cabeça, com as pernas, os pés, com o corpo todo. Isso nos proporciona uma catarse, em que jogamos para fora muitos lixos que temos no corpo. ... O quarto movimento é o de flutuar.