A região Sudeste é conhecida por sua força econômica e suas grandes cidades. Nela estão localizadas São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, algumas das principais cidades brasileiras e importantíssimas para a economia nacional. Fato marcante no Sudeste é sua população.
Chapada é uma forma de relevo montanhoso em que ocorrem extensões de solo elevadas e planas, vales profundos, cachoeiras e rios caudalosos. Esse tipo de relevo se formou em várias partes do Brasil, principalmente nas regiões Nordeste e Centro-Oeste. Em geral, as chapadas têm mais de 500 metros de altura.
A Chapada dos Veadeiros, apesar de também possuir diversas paisagens naturais tão exuberantes quanto as da Diamantina, possui suas próprias características que a distingue de todas as outras.
Localizado na região nordestina, o planalto da Borborema abrange quatro Estados do país: Alagoas, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte.
Resposta. Resposta: Devido à sua altitude, essa estrutura geológica evita que a umidade e a precipitação do oceano se desenvolvam no nordeste. Portanto, colabora com a ocorrência do clima árido nordestino, perturbando diretamente o clima e o relevo da região.
Resposta. A fome no nordeste é causada pela seca, de modo que todos fiquem na pobrez, pois lá depende da água para plantar e criar animais. Só que a seca interrompe essas fontes de ganho.
O turismo é uma área bastante importante para o aquecimento econômico da Região Nordeste. Esta região possui a maior parte do litoral brasileiro (com belas praias e pontos turísticos), o que é um atrativo para turistas nacionais e internacionais.
A economia da região nordeste é formada pelas atividades agropecuária e industrial e pelo turismo e comércio. Com mais de 56 milhões de habitantes, a região é pioneira no cultivo de cana de açúcar e responsável pela produção de milho, algodão, arroz, soja, cacau e frutas para exportação.
As principais atividades que marcam a economia do Nordeste são agricultura, pecuária, produção de mercadorias industrializadas e o turismo.
A principal atividade econômica é a pecuária extensiva e de corte. Outras atividades desenvolvidas no Sertão são: cultivo irrigado de frutas, flores, cana de açúcar, milho, feijão, algodão de fibra longa (no Vale do Cariri, Ceará), extração de sal (litoral cearense e potiguar) e o turismo nas cidades litorâneas.
A cana-de-açúcar ainda é o produto mais importante, principalmente para Paraíba, Pernambuco e Alagoas. Soja e cacau se destacam na Bahia. O cultivo de outras produções, como café, milho, feijão, arroz, banana, algodão, sisal, mandioca, coco e castanhas também predomina.
As principais atividades econômicas praticadas no sertão do brasil colonial foram o cultivo e o processamento da cana-de-açúcar, que resultada na geração de açúcar como produto final.
A economia da Região Nordeste é baseada na agricultura, extrativismo vegetal e mineral, na indústria e comércio, nas atividades turísticas, entre outras.