EQST

Quais As Principais Caractersticas Do Governo JK?

Quais as principais características do governo JK?

Juscelino Kubitschek foi o 21º presidente do Brasil e seu governo foi marcado por amplo desenvolvimento econômico e industrial, além da construção de Brasília. Além do desenvolvimento do Sudeste, a região Centro-Oeste também cresceu e atraiu um grande número de migrantes nordestinos.

O que foi o Plano 50 anos em 5 de JK?

Sua eleição foi marcada pelo plano de ação "Cinquenta anos em cinco", marca do desenvolvimentismo, já que o ideal era trazer ao Brasil o desenvolvimento econômico e social. Segundo JK, se com outros governantes este processo levaria cinquenta anos, com ele levaria apenas cinco.

Quais eram as principais medidas do Plano e Metas de Juscelino Kubitschek?

Esse plano tinha a pretensão de ampliar economicamente o país a ponto de parecer que 50 anos de desenvolvimento se passaram em apenas 5 anos. Transporte, educação, alimentação, energia e indústria eram os principais pontos que esse plano queria desenvolver.

Qual era o plano de governo de JK?

Em outubro de 1954, lançou sua candidatura à Presidência da República para a eleição de 1955, sendo oficializada em fevereiro de 1955. JK apresentou um discurso desenvolvimentista e utilizou como slogan de campanha "50 anos em 5".

Quais foram as realizações do plano de metas?

Realizações do Plano de Metas O governo investiu milhões na indústria de base, construindo siderurgias e hidrelétricas. Ao oferecer inventivos às empresas multinacionais, ele conseguiu atrair diversas indústrias estrangeiras, como a Ford, General Motors e Volkswagen. Todas concentradas no ABC Paulista.

Quais são os principais objetivos da construção de Brasília?

A construção de Brasília foi a concretização de um projeto nacional que existia desde o século XIX, cujo intuito era o de levar a capital do nosso país para o planalto central. ... Juscelino idealizou a construção de Brasília para que fosse a síntese perfeita do seu plano de modernização do Brasil.

Quais as principais medidas tomadas pelo governo de Juscelino Kubitschek para estimular e dinamizar o desenvolvimento econômico no Brasil?

Para sustentar sua proposta desenvolvimentista, o governo JK organizou o Plano de Metas, um programa econômico que estipulava 31 metas para garantir o desenvolvimento econômico do Brasil. As áreas consideradas cruciais dentro desse plano eram energia, transportes, indústria de base, alimentação e educação.

Qual é o significado do termo desenvolvimentismo frequentemente relacionado ao governo JK?

Nome dado à estratégia política de desenvolvimento adotada durante o governo de Juscelino Kubitschek (1956-1961), que visava acelerar o processo de industrialização e superar a condição de subdesenvolvimento do país.

Quantas metas tinha o Plano de Metas?

Esse ideal desenvolvimentista foi consolidado num conjunto de 30 objetivos a serem alcançados em diversos setores da economia, que se tornou conhecido como Programa ou Plano de Metas.

Como foi financiado o Plano de Metas?

O crescimento da indústria nacional foi financiado com empréstimos a juros negativos feitos pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico. ... Com a taxa de câmbio oficial mantida valorizada para proteger a indústria, recursos do setor exportador migraram para esta.

Qual é a principal função da cidade de Brasília?

Como capital nacional, Brasília abriga a sede dos três poderes da República (Executivo, Legislativo e Judiciário) e 127 embaixadas estrangeiras. ... Inaugurada em 21 de abril de 1960, pelo então presidente Juscelino Kubitschek, Brasília tornou-se formalmente a terceira capital do Brasil, após Salvador e Rio de Janeiro.

Quem trabalhou para a construção da cidade de Brasília?

Os quatro grandes nomes da construção de Brasília foram, portanto, o do presidente Juscelino Kubitschek; o do diretor da Novacap, Israel Pinheiro; o do arquiteto do projeto, Oscar Niemeyer; e o do urbanista Lúcio Costa. Por três anos, trabalhadores de todo o Brasil foram para Brasília para participar da sua construção.

Qual foi a principal medida para o crescimento econômico no governo JK?

Para sustentar sua proposta desenvolvimentista, o governo JK organizou o Plano de Metas, um programa econômico que estipulava 31 metas para garantir o desenvolvimento econômico do Brasil. As áreas consideradas cruciais dentro desse plano eram energia, transportes, indústria de base, alimentação e educação.