Se a dívida não for paga dentro do prazo de 5 anos, ela caduca, como dizemos popularmente. Ou seja, ela sai da lista dos serviços de proteção ao crédito, como Serasa, SPC ou Boa Vista SCPC, e seu nome fica limpo. Além disso, a dívida não entra mais no cálculo do score de crédito.
Outro motivo que faz com que o financiamento não seja aprovado é o comprometimento da renda. Atualmente, as instituições financeiras impõem um limite de 30%, ou seja, se o contrato comprometer mais do que esse valor, ele pode não ser aceito.
Tudo vai depender do contrato assinado antes, mesmo se o financiamento bancário do imóvel foi negado ou aprovado pelo banco. Assim, o comprador deverá pleitear a rescisão contratual e a devolução imediata dos valores pagos.
Por que uma solicitação de financiamento é negada? ... Porém, incompatibilidade de renda e possíveis problemas cadastrais podem fazer com que você tenha o pedido de financiamento negado. Entre as razões mais comuns, encontra-se a negativação do nome do solicitante durante o processo de análise do pedido do crédito.
Esse fator, que dificulta a aprovação em um financiamento imobiliário, pode ser : Inclusão no SERASA; Inclusão no Cadastro de Emitentes de Cheques sem Fundos do Banco Central (CCF); Restrição no Serviço Central de Proteção ao Crédito da Associação Comercial (SCPC);
Além do “nome sujo”, problemas com a Receita Federal e o INSS também podem levar a pessoa a ser recusada no financiamento da Caixa. Atraso na declaração de Imposto de Renda (IR) e dívidas de pagamento do Seguro Social são exemplos que resultam na não aprovação.
A Caixa Econômica costuma demorar pelo menos cinco dias úteis para dar a resposta da pré-aprovação. Se tudo der certo, você vai receber os detalhes da sua compra, como prazo de pagamento, valor de entrada e taxa de juros.