As principais idéias de Maquiavel: -A suprema obrigação do governante é manter o poder e a segurança do país que governa, ainda que para isso ele tenha que derramar sangue. (Os fins justificam os meios). -A conduta do príncipe ( governante) deve ser de acordo com a situação.
Relatos sobre os fatos na Alemanha (1508); Retrato das coisas da França (1510); Discursos sobre a primeira década de Tito Lívio (1513 a 1521); A arte da guerra (1517 a 1520);
21 de junho de 1527
Ele é, de fato, considerado o "pai da moderna teoria política". Maquiavel defende a ideia de que um estado forte depende de um governante eficaz, e para que ele seja bom, ele deve ter boas habilidades políticas. Para ele, são características relevantes de um bom príncipe, ser bondoso, caridoso, religioso e ter moral.
58 anos (1469–1527)
Florença, Itália
Nicolau Maquiavel - fundador do pensamento e da ciência política moderna. Nicolau Maquiavel nasceu em 3 de maio do ano de 1469, na cidade de Florença, Itália.
Seu pensamento político orientou-se pelos fatos que vivenciou e em suas interpretações com base em circunstâncias históricas, afastando-se, assim, de abstrações ou idealizações. Nicolau Maquiavel é entendido como o inaugurador da vertente realista em política.
Nicolau Maquiavel foi um importante teórico, pensador político, filósofo, historiador, diplomata, músico e escritor do Renascimento. Considerado o "Pai do Pensamento Político Moderno", nasceu em Florença, Itália, no dia 03 de maio de 1469.
Maquiavel defende a tese de que para ser bem-sucedido, o governante deve equilibrar a Virtude e a Fortuna a fim de assegurar seus interesses políticos e de poder. ... Com isso, Nicolau Maquiavel promoveu a cisão entre Moral e Política tecendo sua célebre frase, onde pregava a idéia de que “os fins justificam os meios”.
Florença, Itália
Para Maquiavel, a forma como a humanidade conduz assuntos políticos é reflexo de uma natureza humana violenta, cruel e traiçoeira. E o poder, mais do que qualquer outra coisa, expõe a verdadeira natureza do homem. ... Maquiavel aconselha o governante sobre como agir para manter-se no poder.
O príncipe deve proceder de forma equilibrada, com prudência e humanidade, mas que não tenha muita confiança e nem demasiada desconfiança nos homens. Também ele deverá saber se utilizar do seu lado bom e do seu lado mau, deve saber punir tanto com as leis, quanto com a violência.
Maquiavel ressalta que todo poder vem do povo, dando margem a perceber que o mesmo era republicano. Em sua concepção, para se manter no poder o soberano tem que acima de tudo estar em consonância com os anseios populares, porque o poder existe se os subordinados assim desejarem.
Maquiavel é considerado o ''Pai'' da ciência política, ele tem uma obra que se chama O Príncipe, nesta obra ele relata de qual forma um príncipe deve agir para ter a lealdade do seu povo, mas ainda ser visto como uma figura de poder, ou seja ter SAGACIDADE, saber lidar com as questões, ter um jogo de cintura.
O termo maquiavélico ganhou uma conotação ruim ao longo do tempo. Uma pessoa maquiavélica é sinônimo de uma pessoa má. Isso se deve à uma má interpretação dos textos de Nicolau Maquiavel, de onde o termo teve origem. ... É comum citarem Maquiavel ao dizer que ''os fins justificam os meios'', porém ele nunca escreveu isso.
O termo “maquiavélico” sempre esteve associado à astúcia, falsidade e má-fé. Foi empregado, por exemplo, para caracterizar governos despóticos e políticos corruptos. Os dicionários apontam esse termo como “astuto”, “ardiloso”. De fato, o nome de Maquiavel foi considerado uma ameaça às bases morais da vida política.
Verificado por especialistas A expressão maquiavélico tem como significado o individuo que age em busca de seu objetivos não se importando com os meios desde que seus fins possam ser alcançado, ou seja, seria uma pessoa Ardiloso, astuto, esperta e sem muita ética.
O termo "maquiavélico" não se aplica a Maquiavel pois esse termo significa "procedimento firme em determinados propósitos". O que diverge da teoria de de Maquiavel, pois em seu trabalho tem-se a retratação das tomadas decisões que um líder/governante de estado deve tomar para agir pensando no bem social.
Tido como manipulador, e de ética relativista, Maquiavel pode ter sido mal interpretado. Reflexo disto é a expressão “maquiavélico”, advinda de seu sobrenome, utilizada para indicar maldade, malícia, comportamento inescrupuloso.
Para Maquiavel, o Príncipe não deve se limitar a lei natural ou divina, mas deve fazer o que é necessário para manter a ordem e a estabilidade política. Maquiavel traz a ideia de centralização do Poder Político, o qual estava descentralizado, entendendo o Poder Político como o uso da força física para manter a ordem.
O maior dever do príncipe é manter o governo, mesmo que para isso seja necessário contrariar a fé, a religião, as regras morais. Para obter êxito em seu governo, o príncipe deve sempre que possível ser bom, porém mau quando necessário. As circunstâncias para Maquiavel justificam determinadas ações.
O principal conselho que Maquiavel dá para o príncipe é que o líder equilibre o poder entre os setores da sociedade, além de fazer com que seus cidadãos possam lhe obedecer sem questionamento.
Um príncipe não deve, pois, temer a má fama de cruel, desde que por ela mantenha seus súditos unidos e leais, pois que, com mui poucos exemplos, ele será mais piedoso do que aqueles que, por excessiva piedade, deixam acontecer as desordens das quais resultam assassínios ou rapinagens: porque estes costumam prejudicar a ...
O pensador renascentista concluiu que ser temido é muito mais seguro do que ser amado. Isso porque, segundo ele, dos homens pode-se dizer que geralmente são ingratos, volúveis, dissimulados e ambiciosos. É claro que, enquanto se lhes faz o bem, tudo isso fica oculto sob a pele.