Como exemplo de articulações que fazem esses movimentos temos o joelho e o ombro. Circundução – é o movimento realizado entre a cabeça do osso e uma cavidade articular quando um osso faz um movimento em forma de cone no espaço, sendo a base do cone a parte distal do membro e o ápice do cone a articulação.
Chama-se circundação ao movimento circular ou semicircular de um membro em volta do eixo do corpo.
Elas permitem movimentos de adução, abdução, flexão, extensão e deslizamento. Em conjunto, são responsáveis pela movimentação do punho e dos dedos.
Conceito de movimento O movimento é realizado ao redor de um eixo fixo ou fulcro, e possui uma direção. Os movimentos anatômicos não são diferentes. Eles usualmente envolvem ossos ou partes do corpo se movendo ao redor de articulações fixas em relação aos eixos anatômicos principais (sagital, coronal, frontal, etc.)
Podemos dividir os músculos da cabeça em músculos da mastigação e músculos da face ou músculos da mímica facial. Os músculos que se localizam na cabeça mas fazem parte do sistema sensorial, como língua, músculos oculares e da faringe, serão descritos em um capitulo especial.