"Esse tipo de sistema tem como grandes vantagens a concentração da mão-de-obra e o menor custo de frete dos animais", afirma. "Já a grande desvantagem desse tipo de sistema de produção está relacionada à condição sanitária do rebanho", completa Vargas.
A criação de suínos possui seu favor os seguintes pontos essenciais: grande prolificidade, docilidade e rusticidade, podendo ser alimentado com economia. O porco fornece carne de excelente qualidade.
Dentro das diferentes regiões, os sistemas de exploração de suínos são definidos conforme o manejo adotado e podem ser classificados em 4 tipos: Sistema Extensivo ou a Solta; Sistema Semi-Extensivo; Sistema Intensivo de Suínos Criados Ao Ar Livre (SISCAL) e Sistema Intensivo de Suínos Confinados (SISCON).
O sistema de criação confinado normalmente é dividido em 3 segmentos: UPL (Unidade de Produção de Leitão), UC (Unidade de Creche) e UT (Unidade de Terminação). A UPL engloba o setor de reprodução, maternidade e desmame dos leitões, que ocorre aproximadamente entre (21 – 28 dias).
Em sistema de produção com mais de 60 matrizes, devem-se instalar as fases produtivas em prédios separados. A separação deve seguir uma sequência lógica: de um lado, prédio com animais reprodutores do plantel; no centro, prédio de maternidade e creche; do outro lado, prédio com animais em crescimento e terminação.
Aleitamento – Fase que vai do nascimento ao desmame (21, 28 ou 35 dias). Recria ou creche – Fase que vai do desmame aos 70 dias. Crescimento e terminação – Fase que vai da creche até mais ou menos 150 dias. Reprodução – Esta fase inclui a pré-gestação, cobrição, gestação e lactação.
De acordo com ovinocultor, Mauro Dias Luztorino, para ter uma boa eficiência no manejo é preciso dividir o rebanho em categorias. "É preciso dar atenção especial às pastagens para obtenção de um melhor controle reprodutivo e sanitário do rebanho", destaca.
Principais raças de suínos estrangeiras
Conheça as principais raças de suínos para a suinocultura
Número de leitões nascidos vivos; Número de leitões desmamados; Peso da leitegada desmamada pelas matrizes. qualidade da carne, a cor, pH, retenção de água e marmoreio. * Para produção alternativa de suínos outras características como docilidade, robustez, longevidade são também importantes.
A raça suína Duroc é americana, originária da parte Nordeste do país, tanto que antigamente se chamava de Duroc Jersey. O animal é proveniente de fêmeas e machos da cor vermelha, de Nova York. ... Por ser um animal resistente, apresenta menor necessidade de cuidados específicos.
O porco de raça conhecida como Macau tem grande importância cultural e econômica para Santa Rosa de Lima. O auge da sua criação foi nas décadas de 40, 50 e 60 do século passado, quando a produção de gordura animal (banha) para a culinária era a base da economia local.
"Está pronto para o abate em oito a nove meses, com 100kg de peso. Tem no máximo cinco quilos de gordura", explica o produtor. O suíno de granja chega ao abate com metade desse tempo, em 130 dias, mas custa, ao atingir os 100 kg, cerca de R$ 170,00, enquanto o porco verde alcança o custo máximo de R$ 50,00.
* Aos 63 dias o suíno estará pesando em média 25 kg, estando pronto para comercializá-lo para engorda.
Na fêmea suína, a puberdade é caracterizada pela ocorrência do primeiro cio, em média aos 6 a 7 meses de idade, repetindo-se a cada 21 dias enquanto não ocorrer cobertura fértil e conseqüente gestação. A idade da puberdade varia bastante, devendo ser considerado na pratica um limite máximo de 220 a 240 dias.
O porco de granja na fase de engorda consome diariamente de 2,5 a 3 kg de ração. Com alimentação de qualidade, cada animal pode engordar de 800 ou 900 g por dia.
Tabela de ganho de peso de leitões
Quanto tempo leva para criar um porco para abate? O porco de carne médio pesa 50 libras (22 kg) tendo 7 semanas de idade e terá um peso de 230 libras (100 kg) tendo 20 semanas de idade. O peso de mercado difere de raça para raça, mas a maioria dos porcos são abatidos com 250 libras tendo 22-27 semanas de idade.