Formatos e colônias bacterianas
As bactérias apresentam vários tipos morfológicos, sendo os mais vulgares os cocos (forma esférica), os bacilos (forma de bastonete), os espirilos (forma espiralada) e os vibriões (forma de vírgula).
Diplococos: Duas bactérias em formato de cocos unidas; Tétrades: Quatro cocos agrupados; Sarcina: Oito cocos unidos formando uma estrutura semelhante a um cubo; ... Estafilococos: Cocos agrupados como um cacho de uvas.
Bactérias Gram-positivas são aquelas cujas paredes celulares não perdem a cor azul-arroxeada quando submetidas a um processo de descoloração depois de terem sido coloridas pela violeta de genciana. As que assumem um tom róseo-avermelhado quando submetidas ao mesmo processo são ditas Gram-negativas.
A parede das bactérias Gram-positivas é formada por proteínas, ácidos teicoicos e aproximadamente 90% de peptidioglicano. Já a parede das bactérias Gram-negativas é mais complexa por ser constituída por várias camadas de diferentes composições químicas.
As bactérias Gram-positivas retém a coloração violeta devido à presença de uma espessa camada de peptidoglicano (polímero constituído por açúcares e aminoácidos) em suas paredes celulares. As bactérias Gram-negativas possuem uma parede de peptidoglicano mais fina que não retém a coloração violeta durante o processo.
A parede celular da bactéria Gram-positiva é única e consiste de uma camada espessa, composta quase que completamente por peptídioglicano, responsável pela manutenção da célula e sua rigidez. As múltiplas camadas de peptidioglicano (15 a 50 ?
5a Questão Qual opção a seguir representa uma bacteria gram negativa? ácido lipoteicóico.
Significado de Gram Método de coloração de germes em que se emprega uma solução que permite diferenciá-los em: gram-positivos (bactérias que tomam a coloração gram +) e gram-negativos (bactérias que não tomam a coloração gram -). Etimologia (origem da palavra gram). Do nome do médico dinamarquês Gram.
Exemplos de bactérias Gram-positivas Bacillus, Nocardia, Clostridium, Propionibacterium, Actinomyces, Enterococcus, Cornyebacterium, Listria, Lactobacillus, Gardnerella, Mycoplasma, Staphylococcus, Streptomyces, Streptococcus.
As bactérias Gram-positivas são classificadas pela cor que adquirem após aplicação de um processo químico denominado coloração de Gram. As bactérias Gram-positivas adquirem coloração azul quando essa coloração é aplicada a elas. As outras bactérias adquirem coloração vermelha. Elas são chamadas de Gram-negativas.
O tratamento mais comum para a sépsis provocada por bactérias, sejam elas Gram positivas ou negativas é o uso de antibióticos.
Esses microrganismos comensais e outros, provenientes de reservatórios animais ou ambientais, podem causar doenças. Infecções do trato urinário, diarreia, peritonite e infecções da circulação sanguínea geralmente são causadas por bacilos Gram-negativos. As bactérias Gram-negativas causam peste, cólera e febre tifoide.
As bactérias Gram-negativas são classificadas pela cor que adquirem depois de submetidas a um processo químico denominado coloração de Gram. As bactérias Gram-negativas adquirem coloração vermelha quando se usa esse processo.
Nas bactérias Gram-negativas, tem uma parede celular menos espessa e compostas por:
A maioria das células bacterianas possui parede celular, localizada externamente à membrana plasmática, formada por peptideoglicano ou mureína, que garante proteção e forma à célula. Além da parede, algumas bactérias possuem uma cápsula polissacarídica que envolve essa estrutura.
Nas plantas, a parede celular é composta basicamente pelo polissacarídeo celulose, que forma a parede celulósica. Na maioria dos fungos, a parede é formada por quitina, podendo apresentar celulose. ... Já as bactérias e cianobactérias apresentam parede celular formada por peptídoglicano (açúcares ligados a aminoácidos).
– Coliformes: termo se refere ao amplo grupo das bactérias Gram negativas tolerantes a bile que produzem gás e ácido da lactose quando incubados a 35ºC a 37ºC. Podem ser isolados na água, solo, material orgânico e material fecal.
A parede celular apresenta como principal função proteger a célula, reforçando-a externamente. Diante disso, tem papel muito importante para evitar a plasmoptise (ruptura da célula devido ao aumento de líquido em seu interior) em plantas e alguns protozoários, bactérias e fungos.
Cápsula, Nucleoide, Plasmídio, Parede celular, Citoplasma, Membrana plasmática e Ribossomos.
Parede Celular- Fica ao redor da membrana plasmática e tem como principais funções garantir a proteção celular e dar formato à célula bacteriana. ... Esta estrutura é responsável pela locomoção de algumas espécies de bactérias. Portanto, nem todas as bactérias possuem flagelos.
Parede celular é uma estrutura das células vegetais que as diferencia da células animais. Tem como principal função evitar que a membrana plasmática das células se rompa, garantindo à célula elasticidade e resistência a tensões físicas e químicas.
Elas auxiliam: digestão de ruminantes, tratamento de esgoto, produção de antibióticos, fabricação de laticínios etc. As bactérias não são somente organismos causadores de doenças! Elas contribuem, e muito, para melhorar a qualidade ambiental e de vida de diversas espécies.
micoplasmas
As células animais não possuem parede celular. A parede celular envolve a membrana celular e fornece à célula suporte estrutural e proteção. Além disso, ela atua como filtro para a célula. ... A parede celular está presente em plantas, fungos, células procarióticas, mas não nas bactérias do gênero Mycoplasma.
A explicação e' complexa, precisa entender os modelos, mas, resumindo, a célula vegetal construiu a parede celular devido sua tendência a sistema fechado em si mesmo, enquanto a célula animal não foi receptora desta estrutura porque tem a tendência a sistema aberto.
A célula bacteriana é procarionte, esta possui somente os elementos básicos de uma célula: membrana plasmática, citoplasma, material hereditário (sem carioteca) e ribossomos. As bactérias também possuem parede celular de peptideoglicano. Por não possuirem núcleo definido, são ausentes de nucléolo.
Flagelos: Classificação: monotríqueo (em apenas um lado), anfitríqueo (em ambos os lados) , lofotríqueo (tufos nas extremidades), peritríqueo (em toda a extensão), interno (em certas espiroquetas; ex: Trepanoma).
As bactérias são seres procariontes, ou seja, não possuem a membrana nuclear, mais corretamente chamada de carioteca.
No citoplasma da célula bacteriana, é possível perceber a presença de apenas um tipo de organela: os ribossomos. Esses ribossomos são menores que aqueles encontrados em células eucarióticas, mas desempenham a mesma função, que é a síntese de proteínas.