A utilização das atividades de sequência lógica, contribuem para o desenvolvimento cognitivo e o raciocínio lógico dos alunos, além das capacidades de atenção e percepção.
Uma atividade que estimula o pensamento lógico dos pequenos é trabalhando a partir de sequências e séries. Você pode utilizar papéis coloridos, colocar distintos tipos de séries e pedir que a criança continue a sequência que você criou. Lembre-se de que, o que vale nesse tipo de atividade, é o processo da criança.
O raciocínio lógico infantil é um desses ganhos e deve ser estimulado desde cedo, de modo que a garotada consiga levar uma vida favorável e com o máximo de proveito cognitivo. Ou seja: dá para estimular a inteligência dos nossos pequenos com muita diversão, sem a necessidade de adotar técnicas monótonas.
Existem várias brincadeiras para estimular o raciocínio. As mais clássicas são: quebra cabeças, jogos de tabuleiro, blocos de montar, jogo da memória, xadrez, etc. Mas além das brincadeiras já conhecidas, tem muita coisa diferente que você pode fazer em casa para surpreender os filhos.
As atividades podem ser feitas por meio de situações-problemas: jogos, como xadrez, dama, desafios, dominó, quebra-cabeças, palavras cruzadas, jogo da memória entre tantas outras atividades que permita ao aluno fazer aprendizagem da matemática um processo lúdico, interessante e divertido.