Muitas vezes o nosso corpo fica tão eletrizado (com acúmulo de elétrons) que acaba descarregando essa energia no primeiro objeto condutor (metal ou o corpo de outra pessoa, por exemplo) que aparece pela frente. ... Essas cargas são transmitidas quando encostamos em outra pessoa ou objeto.
Quantas vezes você encostou em alguém, em uma torneira, chuveiro ou abriu a porta de um carro e tomou um choque? Isso acontece quando a carga estática de uma pessoa está diferente de outra ou do que ela toca, ou seja, um está mais "carregado". Nessa situação, o contato resulta em uma troca de cargas elétricas.
Isso acontece devido à eletricidade estática que, além de provocar choquinhos entre as pessoas, é a mesma que faz os cabelos arrepiarem e as bexigas “colarem” como passe de mágica nas paredes, por exemplo. Esse fenômeno é provocado por um desequilíbrio entre as cargas positivas e negativas presentes nos objetos.
Um agravante também para o choque no chuveiro se dá porque em um corpo molhado é muito mais fácil a corrente elétrica fluir. A corrente elétrica é “preguiçosa” ou seja, sempre prefere o caminho mais fácil. ... A corrente elétrica passa pela resistência do chuveiro, esquenta a água e continua no seu ciclo.
Se forem instalações de chuveiro elétrico ou torneira, onde não se deve usar tomada, ainda assim elas devem possuir o fio terra e este instalado no fio verde do chuveiro. De acordo com a norma técnica, este fio terra deve ser na cor verde ou verde e listras amarela.
Complexo amigo...