Os grandes especialistas nesta arte – chamada de ecolocalização ou biossonar – são os golfinhos e os morcegos. ... Nos golfinhos, o sistema é ainda mais preciso, pelo fato de, dentro d'água, o som se propagar a uma velocidade 4,5 vezes maior.
Ecolocalização ou Biossonar é um sentido, uma sofisticada capacidade biológica de detectar a posição e/ou distância de objetos (obstáculos no meio ambiente) ou animais através de emissão de ondas ultrassônicas, no ar ou na água, e análise ou cronometragem do tempo gasto para essas ondas serem emitidas, refletirem no ...
A ecolocalização dos golfinhos é um sistema de emissão de sons e recepção acústica dos ecos produzidos. ... No ambiente aquático, onde o som é transmitido cerca de cinco vezes mais rápido que no ar, alguns animais mamíferos desenvolveram um sistema de emissão de sons e recepção acústica dos ecos produzidos.
Como funciona. Em geral, a ecolocalização (ou bio-sonar) consiste na produção de som e recepção de ecos, criados a partir do encontro com objetos e outros seres vivos (geralmente presas).
— Assim como os morcegos e alguns mamíferos marinhos, os humanos são capazes de usar o som para coletar informações espaciais sobre o ambiente. O recurso, conhecido como ecolocalização, permite que pessoas com deficiência visual compensem a falta do sentido para “enxergar” com a audição.
O SonarQube é uma ferramenta de análise de qualidade de código, open source, que abrange uma ampla área de pontos de verificação de qualidade de código que incluem: arquitetura e design, complexidade, Duplicações, regras de codificação, potenciais bugs, testes unitários, etc.
O SonarQube anteriormente era conhecido apenas como Sonar, é uma plataforma Opensource desenvolvida pela SonarSource para inspeção contínua da qualidade de código, para executar revisões automáticas com análise estática de código para detectar bugs , code smells e vulnerabilidades de segurança em mais de 20 linguagens ...
SonarQube é uma ferramenta para garantir a qualidade do código fonte em desenvolvimento. Ele realiza diversas análises durante o processo de compilação da aplicação, detectando por exemplo: Trechos de código fonte que possam gerar bugs.
Basicamente um Quality Gate é um ponto de checagem dentro de um processo para tomar-se a decisão (de forma manual ou automatizada) se os próximos passos daquele processo serão executados.
O sonar é um equipamento que funciona a partir da emissão de ondas sonoras e é utilizado para a detecção e localização de objetos no fundo dos oceanos. Sonares são instrumentos geralmente utilizados por navios para detecção e localização de objetos no fundo do mar.
Os animais que realizam a ecolocalização emitem, em geral, sons de alta frequência (que não são perceptíveis pelo ouvido humano). Esses sons atingem obstáculos ou presas, produzindo um eco que será captado pelo animal que os emitiu. Com isso, esses animais podem formar verdadeiros mapas para perceber o ambiente.
Tem mais depois da publicidade ;) Diferentes espécies utilizam a ecolocalização. Entre as mais conhecidas, podemos citar o morcego e o golfinho. Entretanto, não são apenas os mamíferos que realizam esse processo o qual, apesar de ser um caso mais raro, ocorre também em pássaros, por exemplo.
"A ecolocalização facilita muito neste sentido, porque oferece mais controle sobre o espaço que você está explorando." Se você quiser experimentar, tente com um prato ou uma bandeja. Feche os olhos, comece a falar (ou faça um "estalo" com a boca) e mova o objeto para frente e para trás, de um lado para o outro.
Estes animais usam as sequências de ecos que recebem para distinguir quaisquer variações no som acima de 1,5 decibéis. ... Os sons emitidos pelo morcego carregam dois harmônicos e ele espera receber ecos correspondentes a eles.
Os golfinhos emitem sons na sua comunicação, mas os estalidos da ecolocalização possuem maior frequência e permitem identificar a distância, o formato, a movimentação, a densidade e a textura da presa. O que faz seu sistema biossonar ser muito melhor do que os sonares criados por humanos.
Alimentação. Os golfinhos são caçadores e alimentam-se principalmente de peixe.
A maioria dos golfinhos tem de 2 a 3 metros de comprimento, mas algumas espécies podem medir até 4 metros. Sua pele é lisa e flexível. Em geral, sua cor é uma mistura de preto, branco e cinza. Eles têm duas nadadeiras, ou barbatanas, uma de cada lado do corpo, além de uma barbatana triangular no dorso.
O rotador encontrado em Fernando de Noronha atinge 2 metros de comprimento, 75 kg de peso e apresenta um padrão tricolor: cinza escuro no dorso, cinza claro nos flancos e branco no ventre.
Confira a galeria completa e nos conte nos comentários quais foram os animais que conquistaram seu coração: