Desde o TDD (máquina de escrever, com telefone acoplado que levava a mensagem datilografada até o interlocutor), até os atuais telefones celulares onde estão instalados aplicativos. Como o WhatsApp, permitindo a comunicação por texto e imagem em tempo real.
A língua, muito mais que ferramenta para a comunicação, é ferramenta que estrutura o pensamento, individual ou social. ... No Brasil, a língua de sinais é oficial como língua de uso dos surdos. É garantida pela lei 10.
Sua leitura de mundo é feita através de experiências visuais e concretizadas em sua língua natural. No aprendizado da leitura e escrita é necessário ir do mundo para o texto, dos conhecimentos concretizados na língua de sinais e que deverão ser traduzidos para o português.
Segundo o Decreto 5626/2005, o termo se refere à “pessoa, que, por ter perda auditiva, compreende e interage com o mundo por meio de experiências visuais, manifestando sua cultura principalmente pelo uso da Língua Brasileira de Sinais (Libras)”.
Conclui-se que a inclusão de surdos no ensino regular significa mais do que apenas criar vagas e proporcionar recursos materiais, é necessário que a escola e a sociedade sejam inclusivas, assegurando igualdade de oportunidades a todos os alunos e contando com professores capacitados e compromissados com a educação de ...
1 Toda escola deve ter um intérprete de Libras? ... Outro profissional importante nesse processo é o instrutor surdo - um profissional com deficiência auditiva que atua na escola e ensina a língua de sinais para os alunos surdos e, eventualmente, para os ouvintes também.
O atendimento integral aos alunos surdos deve ser feito a partir do cumprimento das leis que orientam as políticas públicas relacionadas a inclusão do aluno surdo, principalmente na existência de tradutores e intérpretes na educação básica e superior.
Com certeza , as pessoas surdas têm um crescimento em sua qualidade de vida quando é aplicada à elas técnicas que induzem a socialização através da comunicação . Em uma escola , são necessários alguns profissionais para que essa comunicação seja feita , como por exemplo , pedagogos e profissionais que ensinem libras.