Para cada situação, peça que defina que emoção sentiu e que coloque no pote das emoções correspondente o conteúdo. O objetivo é que, no fim do mês ou da semana, você possa observar que emoções a criança vive com mais intensidade e quais não.
Trabalhar as emoções através da arte
Seja paciente e tente dirigir os estímulos numa condução de bons pensamentos. Reconhecer as emoções em outras pessoas: colocar-se no lugar do outro abre caminho para que possamos trabalhar a sensibilidade e a empatia. Todos possuem sentimentos e emoções, de diferentes intensidades e em diferentes momentos.
Receba o E-book Abordagens pedagógicas afetivas e efetivas
Identificando e nomeando emoções
OBJETIVOS: Favorecer a auto-estima; refletir sobre seus sentimentos, externando-os; representar sentimentos de forma a melhor compreendê-los; falar de si; auxílio na construção da representação de si; trabalhar em grupo, solidária e respeitosamente.
Ensine a identificar sentimentos por meio de músicas O contato cotidiano com as artes é essencial para desenvolver a sensibilidade e uma percepção cultural das relações interpessoais. Atividades de musicalização infantil podem ser importantes aliadas na hora de ensinar as crianças a identificarem sentimentos.
Trabalhos em grupo, atividades criativas e apresentações devem estar bem presentes nas suas aulas online. Procure maneiras de fazer os alunos interagirem e se expressarem com mais frequência para melhorar o desenvolvimento das competências socioemocionais. As metodologias ativas podem ser trabalhadas a distância.
Essa competência socioemocional permite o entendimento das ações e emoções dos outros indivíduos e estimula a abertura ao diálogo e à cooperação.
As habilidades socioemocionais envolvem aptidão para lidar com desafios, ter habilidade para dialogar com os outros e saber entender e administrar os próprios sentimentos. Dessa forma, o indivíduo aprende a gerenciar melhor as situações do cotidiano e a trazer resultados para o local em que atua.
As habilidades socioemocionais pertencem a um conjunto de competências que o indivíduo tem para lidar com as próprias emoções. “Essas competências são utilizadas cotidianamente nas diversas situações da vida e integram o processo de cada um para aprender a conhecer, conviver, trabalhar e ser”, explica a educadora.
10 competências da BNCC
As habilidades socioemocionais englobam um conjunto de aptidões desenvolvidas a partir da inteligência emocional, o que diz respeito ao relacionamento conosco e com os outros. Elas englobam empatia, felicidade, autoestima, ética, paciência, autoconhecimento, confiança, responsabilidade, autonomia e criatividade.
Competências técnicas são todos os conhecimentos e habilidades adquiridos por uma pessoa através da educação formal e não formal, como treinamentos, cursos profissionalizantes, experiências, oficinas, palestras etc.
As habilidades conceituais são aquelas capazes de observar a empresa como um todo, analisando todos os processos e técnicas aplicadas. Deve-se saber como todo processo é construído e por quem ele é construído. ... Para o proprietário de qualquer negócio, essa habilidade é fundamental.