O “esfarrapado” coxo não podia entrar no templo para a adoração, a Lei o impedia. Hoje, acontece o inverso, existe muitos coxos espirituais nas igrejas, porque não creem no poder do nome de Jesus! a incredulidade os impede de verem milagre acontecer, porque Jesus é o mesmo ontem, hoje e eternamente (Hebreus 13.
No Santuário, somente o sumo sacerdote podia entrar, representando todo o povo de Israel. No Lugar Santíssimo encontramos apenas a Arca da Aliança. O segundo véu tinha objetivo de demarcar o espaço entre o Lugar Santo e o Lugar Santíssimo. Aqui, a sacralidade inspirava uma consciência de intimidade com o Altíssimo.
Os edifícios das sinagogas, orientados em direção a Jerusalém, acabaram por se uniformizar em termos estruturais, sendo usualmente de planta retangular com três naves de entradas independentes. Um sítio especial, fechado com um véu, albergava as Sagradas Escrituras e diante dele situava-se o púlpito.
Jairo, o chefe (um dos principais segundo Marcos 5:22) da sinagoga, pede a Jesus que cure sua filha moribunda. ... Conforme eles seguem para a casa de Jairo, uma mulher doente na multidão toca no manto de Jesus e é curada de sua enfermidade, no episódio que ficou conhecido como "Curando a mulher com sangramento".