Resposta. Porque o Brasil fica entre trópicos. Tropical e Equatorial(perto da linha do Equador) e Subtropical(abaixo dos trópicos).
Resposta. Resposta: Por causa das altas temperaturas e da intensa pluviosidade anual, a vegetação típica do clima tropical é, em geral, formada por florestas de alta densidade e com formas densas e exuberantes.
Em uma pequena porção setentrional do país, existe o clima equatorial semiúmido, que também é quente, mas menos chuvoso. Isso ocorre devido ao relevo acidentado (o planalto residual norte-amazônico) e às correntes de ar que levam as massas equatoriais para o sul, entre os meses de setembro a novembro.
Tipos de Clima no Brasil
O clima tropical litorâneo predomina em grande parte do litoral do país, se estende desde o Rio Grande do Norte até o estado do Rio de Janeiro. Influenciado pela atuação da massa de ar Tropical Atlântica, o clima nessa região é quente e chuvoso.
Basicamente, pode-se dizer que o Brasil tem seis domínios climáticos: clima equatorial, tropical, tropical semiárido, litorâneo, subtropical e tropical de altitude.
Resposta. Resposta:Os principais climas do Brasil são: equatorial, tropical, semiárido, tropical de altitude, tropical atlântico e subtropical.
Os principais tipos de clima do mundo são: Equatorial, Tropical, Temperado, Subtropical, Mediterrâneo, Frio, Frio de Montanha, Polar, Desértico e Semiárido. O clima mundial é influenciado por diferentes fatores e elementos climáticos, que contribuem para uma grande diversificação climática.
O clima está diretamente relacionado à formação vegetal. No território brasileiro ocorre uma grande diversidade climática, pois o país apresenta grande extensão territorial com diferenças de relevo, altitude e dinâmica das massas de ar e das correntes marítimas, todos esses fatores influenciam no clima de uma região.
a) clima equatorial úmido: também conhecido como clima equatorial úmido da convergência dos ventos alísios, é o tipo climático que envolve praticamente toda a faixa da Amazônia localizada no Brasil, sendo basicamente controlado pela massa de ar Equatorial Continental.
Geografia do Brasil A Floresta Equatorial é um tipo de formação florestal localizado nas regiões equatoriais, na Zona intertropical, ou seja, próximas à Linha do Equador. A floresta apresenta temperaturas acima de 25°C, altas taxas de precipitação pluviométrica e elevadas taxas de umidade relativa do ar.
É o clima característico das regiões de florestas como a Floresta Amazônica e a Floresta do Congo, na África. ... O clima equatorial predomina na Floresta Amazônica. No clima equatorial, dia e noite têm a mesma duração, ambos com 12 horas e a amplitude térmica anual é pequena, gira em torno de 3º C.
Em razão das altas temperaturas e da intensa pluviosidade anual, a vegetação típica do clima equatorial é, em geral, formada por florestas de alta densidade com formas densas e exuberantes, como a Floresta Amazônica. A chamada Floresta Equatorial está presente em regiões com rica biodiversidade.
Resposta: No sudeste da Ásia, em países como Índia, Indonésia, Tailândia e etc. Explicação: Os climas são definidos de acordo com o interação dessas zonas climáticas com o relevo e suas altitudes, com a latitude, com as correntes marítimas quente ou frias e varios outros fatores.
Há quatro tipos de clima: siberiano, mediterrâneo, desértico e monções. O siberiano estende-se por toda a faixa norte e se caracteriza pelos longos invernos. Na região do litoral predomina o clima mediterrâneo. Já no interior do continente o clima é desértico, muito quente e seco durante o dia e gélido à noite.
A Ásia pode ser dividida em quatro regiões climáticas, com vegetação de acordo com o clima:
Resposta: Os dois países na Ásia Oriental que aderiram ao socialismo são a China e a Coreia do Norte.
Ásia