O parasitismo é uma relação ecológica que ocorre entre indivíduos de espécies diferentes (relação interespecífica), em que um dos envolvidos é prejudicado (relação desarmônica). Nesse tipo de interação, uma espécie se associa a outra e passa a retirar o seu alimento desse indivíduo.
Populações. Os tamanhos das populações naturais podem ser controlados por meio de relações ecológicas como o predatismo e o parasitismo. A relação predador × presa é um exemplo de controle populacional mútuo. A população de predadores determina o tamanho da população de presas pelo ato da predação.
Então as presas são essenciais para os predadores já que elas são a fonte de alimento para esses, caso falte alimento o meio em que eles estão vai ser afetado negativamente. O predador ou irá morrer de fome ou terá que achar outro lugar para caçar caso a população de presas diminua ou suma.
Relações Desarmônicas são aquelas que ocorrem entre seres vivos e causam prejuízos a uma das partes envolvidas. Elas compõem as relações ecológicas, que consistem nas interações que acontecem entre todos os organismos, com o intuito de manter a sobrevivência e se reproduzirem.
São exemplos de relações ecológicas harmônicas entre indivíduos de espécies diferentes: ( ) comensalismo, inquilinisno, colônia. ( ) sociedade, colônia, protocooperação. ( ) mutualismo, competição, sociedade. ( ) protocooperação, mutualismo, comensalismo
Nas relações intraespecíficas, as interações ocorrem entre organismos de uma mesma espécie, como pode ser observado na sociedade das abelhas. Nas relações interespecíficas, por sua vez, as interações ocorrem entre indivíduos de espécies diferentes, como pode ser observado nos casos de comensalismo e mutualismo.