O silogismo determina um argumento ou um raciocínio dedutivo, o qual é formado por três proposições que estão interligadas. Na filosofia, o silogismo é uma doutrina pertencente à lógica aristotélica e que está baseada na dedução.
Método dedutivo: método racionalista, que pressupõe a razão com a única forma de chegar ao conhecimento verdadeiro; utiliza uma cadeia de raciocínio descendente, da análise geral para a particular, até a conclusão; utiliza o silogismo: de duas premissas retira-se uma terceira logicamente decorrente.
A falácia é um tipo de argumento utilizado com a intenção de parecer correto, porém quem opta por esse recurso geralmente omite algumas informações por trás do discurso. Por definição, a falácia se refere a qualquer ideia equivocada ou falsa crença em algo. Como, por exemplo, na frase “nenhum homem presta”.
Resposta. o silogismo e um raciocínio dedutivo estruturado formalmente a partir de duas proposições (premissas ) das quais se obtém por inferência uma terceira (conclusão ) EX: todos os homens são mortais ,os gregos são mortais , os gregos são homens .
Falácia ad hominem Esta falácia tem como intuito atacar a pessoa que enunciou o argumento. Por isso, é considerada ad hominen, expressão em latim que significa contra o homem. Exemplo: X: Sou a favor do casamento gay. Y: Só mesmo um ignorante como você poderia ser a favor disso.