A sertralina não é recomendada para tratamentos de perda de peso. No entanto, um dos efeitos mais comuns com o uso do medicamento é o enjoo e a perda de apetite, o que pode causar a redução da ingestão de alimentos, promovendo o emagrecimento.
Como esse fármaco é utilizado há mais de 30 anos, ele é considerado seguro e eficaz. Contudo, é importante que você faça o uso racional desse remédio, ou seja, utilize-o de forma apropriada, na dose certa e por tempo adequado.
"Rara, ela se manifesta com sintomas de confusão, alucinação, convulsão, mudanças na pressão, aumento da frequência cardíaca, febre, sudorese excessiva, tremores, visão turva, espasmo ou rigidez muscular, falta de coordenação, cólicas estomacais, náuseas, vômitos e até diarreia".
Para finalizar este tópico, o cloridrato de sertralina pode ser ingerido por gestantes e lactantes, o que é uma vantagem para evitar a parada no tratamento. Nesses casos, a única atenção se refere ao acompanhamento médico, tanto pelo psiquiatra e psicólogo, quanto pelo obstetra.
De acordo com Este medicamento tem sido utilizado para o tratamento de estresse pós traumático, Transtorno obsessivo compulsivo, Fobia social, Transtorno disfórico pré menstrual (tensão pré menstrual), Transtorno do Pânico, depressão.
Ao mesmo tempo, melhora o aspecto energético. Logo, você sente que tem mais disposição para fazer mais coisas de forma completa, evitando aquela sensação de cansaço e exaustão física e mental.
A sertralina, assim como outras medicações inibidoras de recaptura de serotonina, pode diminuir a fome, no início do tratamento. Entretanto, não ter vontade de conversar não tem nenhuma relação com efeitos esperados da droga e sua origem deve ser outra. Peça orientações diretamente ao seu psiquiatra.
Pensando na rotina comum, por exemplo, há questões que não podem ser evitadas. Já que o estresse e os obstáculos são parte natural da vida. Sendo assim, é preciso desenvolver meios de entender e enfrentar isso de maneira mais saudável e equilibrada.
O Tua Saúde, marca do Grupo Rede D'Or, é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar. Também facilitamos o acesso ao atendimento médico personalizado. As informações publicadas não devem ser utilizadas como substituto ao diagnóstico ou tratamento especializado, e não dispensam a consulta com um médico.
Cabe destacar que, o cloridrato de sertralina é vendido com prescrição médica. Então, se tentarem indicar esse medicamento de outra forma, desconfie!
Dessa forma, pode auxiliar com a questão da fome e controle alimentar. Afinal, quando você fica mais disposto e menos propenso a sintomas ansiosos, consegue controlar melhor o que come. Ao mesmo tempo, combate a compulsão alimentar.
A sertralina atua no cérebro, aumentando a disponibilidade de serotonina e começa a fazer efeito em cerca de 7 dias de uso, no entanto, o tempo necessário para se observar melhora clínica pode variar em função das características da pessoa e do transtorno a tratar.
Ao mesmo tempo, se você sempre se esquece dos remédios, o ideal é colocar um alarme no celular, para despertar todos os dias naquele horário. Outro meio interessante é colocar um aviso ou plaquinha em um local que sempre está à vista, como a porta da geladeira ou no espelho do banheiro.
Porém, o grande benefício é que o cloridrato não causa dependência química. Sendo essa uma queixa comum entre os pacientes que já tomam Rivotril, por exemplo. A partir disso, há outras vantagens que você precisa conhecer:
Em casos onde o paciente está em um estado de tristeza profunda ou deprimido, o cloridrato de sertralina pode ou não ser indicada, conforme recomendação profissional.
Imagine, por exemplo, a quantidade de alimentos que você consome diariamente porque são “mais fáceis” de serem preparados (como o fast food) ou todos os lanches que faz porque está ansioso, triste, com raiva ou muito feliz. Esses comportamentos, ainda que afetem a nutrição, estão relacionados com o psicológico.
No entanto, é importante reforçar que é necessário consultar um médico para que prescreva o tratamento mais adequada para você, esse medicamento só pode ser adquirido com receita médica. Já que ele pode causar efeitos colaterais, como dor de cabeça, tontura, boca seca, dor abdominal, prisão de ventre, diarreia e hipersensibilidade aos componentes.
de fato podem ocorrer no inicio sintomas como os que vg vem sentindo, o mais comum é que logo passem nas não permaneçam por mais tempo. Importante verificar se está usando outras medicações e até se não existe um outro motivo para os sintomas.
Inclusive, receitar esse remédio para fins alternativos é crime e o profissional deve ser indiciado. Por isso, se acontecer com você, denuncie. A comercialização é realizada com prescrição médica.
Ao contrário de outros medicamentos, como a risperidona, a sertralina não é ofertada gratuitamente pelo SUS. Já que não consta na lista da RENAME.
O uso do cloridrato de sertralina não substitui nenhum tratamento terapêutico. Inclusive, o atendimento regular traz mais qualidade de vida para o paciente, ensinando técnicas focadas nas necessidades e considerando os aspectos individuais.
O uso do alprazolam associado à sertralina ajuda a reduzir a ansiedade mais rápido. Entretanto, isso pode aumentar os sintomas de depressão, como a tristeza que você está sentindo, e a perda de apetite. O alprazolam deve ser usado por um período curto a partir do início do tratamento porque pode causar dependência. Além disso, o organismo “se acostuma” com a dose inicial e depois de algum tempo passa a precisar de uma quantidade maior para obter o mesmo efeito. Por isso, nunca aumente a quantidade de medicamento que toma sem a indicação do médico.
Pequenas quantidades desse medicamento podem passar pelo leite materno. No entanto, a sertralina é um dos fármacos mais indicados nesse período, porque ela é considerada uma das mais seguras para lactantes.
Em termos simples, esses medicamentos atuam evitando que a serotonina seja retirada na chamada fenda sináptica, sendo local onde ela exerce suas funções como neurotransmissor.