O estudo dos dados anatômicos é fundamental para possibilitar ao enfermeiro o reconhecimento dos órgãos do corpo humano, assim como a morfologia, localização, função e organização desses órgãos em sistemas. Esse conhecimento é indispensável à atuação profissional.
O estudo dos dados anatômicos é fundamental para possibilitar ao PROFISSIONAL DA SAÚDE o reconhecimento dos órgãos do corpo humano, assim como, a morfologia, a localização, a função e a organização desses órgãos em sistemas.
Para tal, a Neurofisiologia pode dar exemplos em que a pesquisa básica pode perscrutar o fenômeno mental e defini-lo como material. As pesquisas básicas em Neurofisiologia podem ajudar as ciências humanas como a Psicologia a explicarem, de forma mais completa, aspetos da vida mental, sobretudo a vida mental humana.
Ementa: A área de anatomia humana visa o estudo do corpo humano sob o aspecto sistêmico, isto é, divisão e descrição do corpo humano por sistemas orgânicos: muscular, esquelético, articular, nervoso, digestório, genital e respiratório.
Neuroanatomia é o ramo da anatomia que estuda a organização anatômica do sistema nervoso. Nos animais vertebrados, estuda as inumeráveis ligações entre os nervos do cérebro até a região ("periférica") do corpo a qual tem conexão e a estrutura interna do cérebro, em particular.
HISTORIA DA ANATOMIA. O conhecimento anatômico do corpo humano data de quinhentos anos antes de Cristo no sul da Itália com Alcméon de Crotona, que realizou dissecações em animais. ... O conhecimento anatômico sobre o corpo humano continuou no mundo helenístico, porém só se conhecia através das dissecações em animais.
Classicamente o corpo humano é dividido em cabeça, tronco e membros. A cabeça se divide em face e crânio. O tronco em pescoço, tórax e abdome. Os membros em superiores e inferiores.