A Geografia possibilita compreender não só as relações sociais mas também os fenômenos que ocorrem na superfície terrestre e como esses fenômenos afetam a população. Por meio dessa compreensão, podemos observar as diferenças entre os povos, sua localização, suas diferenças sociais, econômicas e políticas.
A Geografia tem grande importância na formação do cidadão, visto que seu objeto de estudo é o espaço. Este se constitui como político, cultural, social, como também físico. ... As transformações políticas, sociais, econômicas e culturais articulam-se no lugar, resultando suas particularidades.
A Geografia tem como objetivo principal entender a dinâmica do espaço para auxiliar no planejamento das ações do homem sobre ele. Entender as formas de relevo, os fenômenos climáticos, as composições sociais, os hábitos humanos nos diferentes lugares são imprescindíveis para a manutenção da vida em sociedade.
De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN's) a educação tem o papel de contribuir para a formação da cidadania. E a Geografia que tem como objeto de estudo o espaço geográfico, e este é o resultado da produção da sociedade ao longo da história, vincula a disciplina geográfica a ideia de cidadania.
A Geografia como ciência que estuda o espaço é de grande importância para a formação do cidadão. Os objetos de estudo se subdividem em político, social, cultural e também, físico, sendo, portanto de grande importância por mostrar ao aluno parte de sua realidade.
09). O estudo da população permite a articulação dos saberes já produzidos com a realidade vivenciada pelos estudantes, assim a educação geográfica pode se potencializar tanto o ensino como a aprendizagem dos conteúdos afetos a população.