A pecuária tem grande destaque na região Sudeste, sendo o seu rebanho bovino o segundo maior do país. A grande produção de carne bovina (pecuária de corte) e suína permite a instalação e o desenvolvimento de frigoríficos e indústrias de laticínios (pecuária leiteira).
AGROPECUÁRIA COMERCIAL:Regiao Sul ,Sudeste. Agropecuária de autoconsumo: Nodeste,Centro Oeste.
O desenvolvimento industrial na região ocorreu principalmente a partir do século XX, após o declínio do café. O café ocupou durante muito tempo lugar de destaque nas exportações e essas “seguravam” a economia brasileira.
Na agricultura, os principais produtos cultivados são: cana-de-açúcar, café, algodão, milho, mandioca, arroz, feijão e frutas. Na pecuária, o maior rebanho são os dos bovinos, e o estado de Minas Gerais é o principal criador.
Economia da Região Sudeste Os principais produtos agrícolas cultivados são: cana-de-açúcar, café, algodão, milho, mandioca, arroz, feijão e frutas. A pecuária também é praticada em todos os estados da região. O maior rebanho é o de bovinos e o estado de Minas Gerais é o principal criador.
Resposta: A Região Sudeste é responsável pela produção de 50% da cana-de-açúcar do Brasil. Também lidera as produções de amendoim, algodão, arroz, café, feijão, laranja, mandioca e soja.
1- Mineração e produção de café, além da agricultura de subsistência. 2- Dentre as várias técnicas podemos citar a canalização de águas da chuva e irrigação dos terrenos, além da prática do terraceamento, que consiste em criar degraus no terreno para reduzir o escoamento da água e a erosão.
Dos principais produtos agropecuários do Brasil, cabe destaque para a cana-de-açúcar, o café e a laranja, dos quais somos os maiores produtores mundiais; a soja, o fumo e a carne bovina – encontramos-nos na segunda posição internacional; e o milho, produto em que o Brasil é o terceiro país em volume de produção anual.
Agricultura. Na Região Nordeste se desenvolve a agricultura da cana de açúcar, para a produção de açúcar e etanol, na Zona da Mata, região que se estende numa faixa litorânea, que vai do Rio Grande do Norte até o sul da Bahia, com destaque para os estados de Alagoas, Pernambuco e Paraíba.
A agricultura praticada na região nordestina é muito variada seja com relação às culturas plantadas, seja com relação a aspectos como o nível de tecnologia empregada na produção agrícola. A cana-de-açúcar é o principal produto agrícola da região, produzido principal- mente por Alagoas, seguido por Pernambuco e Paraíba.
Agricultura e Pecuária Cultivo de feijão, milho, arroz, café, coco, algodão, mandioca, sisal, banana e castanhas predominam e movimentam a economia. A cana de açúcar é o produto mais importante e é produzido principalmente em Alagoas, Paraíba e Pernambuco. A soja e o cacau produzidos na Bahia também merecem destaque.
Resposta: A principal atividade econômica do Nordeste é a agricultura – com destaque para o cultivo da cana-de-açúcar produzido por Alagoas, Pernambuco e Paraíba. Atualmente é a terceira maior economia do Brasil.
Entre as principais atividades econômicas, estão a pesca e o turismo. Além disso, existem grandes reservas de petróleo - cerca de 70% da exploração de petróleo brasileiro ocorre na plataforma continental.
Resposta. O litoral brasileiro é incrivelmente beneficiado com condições muito boas para navegação, habitação de espécies, entre vários outros usos, durante o ano inteiro. Porém os portos não possuem a estrutura que o Brasil necessita para importar, exportar, etc, diversos produtos e serviços.
Costa: Relacionado a zona costeira ou litoral. Litoral: É um termo usado como a faixa da terra junto a costa marítima.
Resposta: O litoral é a parte emersa e a linha de costa seria a orla que separa o mar da cidade.
adjetivo Que se encontra à beira do mar; situado às margens do mar; litoral: população litorânea; território litorâneo.
Confira a lista: