Uma das técnicas mais utilizadas para a pesca desse bruto é a de chuveirinho. Trata-se de um tipo de isca com uma mola no meio e várias linhas com anzóis em volta. No meio, coloque uma grande quantidade de massa para curimba, até que a mola esteja totalmente coberta, para atrair o peixe.
É permitido ao pescador profissional: tarrafa para captura de isca (altura máxima de 2m, malha entre 20mm e 50 mm e linha de nylon com espessura máxima de 0,50 mm); 8 (oito) anzóis de galho devidamente identificados (Resolução Semac nº 06/07); 05 (cinco) boias fixas (cavalinho) devidamente identificadas (Resolução ...
VII - Apetrechos/Petrechos de pesca: instrumentos ou objetos necessários para executar a atividade pesqueira. ... f) Caniço e cambão - instrumento utilizado, tanto na modalidade esportiva como na artesanal, destinando-se à captura de espécies costeiras, bem como na pesca interior.
O pescador pode pescar e transportar, de acordo com a legislação da pesca, até 10kg de pescado e mais um exemplar de qualquer peso, quando em águas continentais e de estuários, e tem o direito de levar consigo até 15kg de pescado e mais um exemplar de qualquer peso, quando estiver praticando a pesca em águas marinhas.
Entre o período de outubro e fevereiro, diversas espécies continentais entram no período de defeso. O defeso é uma medida preventiva que visa proteger os organismos aquáticos durante as fases mais críticas de seus ciclos de vida a fim de garantir a reprodução de espécies nativas ou ainda de seu maior crescimento.
O mês de novembro marca o início do período de defeso continental em duas bacias hidrográficas que abrangem o Estado de São Paulo, as do Rio Paraná e do Atlântico Sudeste (Rios Paraíba do Sul e Ribeira de Iguape).
Você deve estar se perguntando por que a pesca é proibida no período da Piracema. A resposta é simples. Se os peixes tiverem dificuldades para se reproduzir, muitas espécies podem ser extintas e você não terá nada para pescar. Além disso a extinção de qualquer espécie é um risco para o equilíbrio ambiental da região.
É o período mais importante para a reprodução dos peixes, quando eles se deslocam até suas nascentes para desovar. A piracema no estado de SP vai de 1º de novembro a 28 de fevereiro, Veja abaixo as restrições para a prática da pesca: ATENÇÃO: O desrespeito a essas normas é crime ambiental!
Pirarucu: de 1º de novembro a 30 de abril de 2021; Demais espécies: de 15 de novembro a 15 de março de 2021.
Como o período de chuvas varia em cada região, não há como determinar com exatidão um período de ocorrência de piracema em todo o território nacional, entretanto, em grande parte do país o período inicia-se em novembro e estende-se até o fim do mês de fevereiro do ano seguinte.
28 de fevereiro de 2020
1º de outubro de 2020
28 de fevereiro de 2020
O que é PERMITIDO: Nos rios e reservatórios – pesca desembarcada utilizando linha de mão, caniço, vara com molinete ou carretilha, apenas de espécies não nativas, sem limite de captura para pescador profissional e 10 kg + 1 exemplar para pescador amador.
As demais espécies que constam da Portaria nº 146/2020 e que são preservadas desde novembro de 2020 são as seguintes: caparari, dourada, filhote, jatuarana, pirarara, pirapitinga e surubim.
Principais peixes da região: Pirandira, Pirapitinga, Tambaqui, Jatuarana, Surubim, Pirarara, Filhote. A Vila Nova de Teotônio, que ca localizada a cerca de 40 quilômetros de Porto Velho, às margens do rio Madeira, tem tudo para se tornar um dos principais destinos turísticos da capital rondoniense.
Iscas artificiais, como colheres e plugs; iscas naturais, frutos, flores, insetos, minhoca, coração e fígado de boi em tirinhas. Pode ser encontrada nas corredeiras e remansos dos rios. Quando fisgada, a tendência é levar a isca para o fundo.
O que é PERMITIDO: Nos rios e reservatórios – pesca desembarcada utilizando linha de mão, caniço, vara com molinete ou carretilha, apenas de espécies não nativas, sem limite de captura para pescador profissional e 10 kg + 1 exemplar para pescador amador. Piaçu não é permitido.
Durante o período da Piracema os equipamentos permitidos para pesca em algumas regiões são: vara de pesca, linha de pesca de mão com anzol, caniço simples, carretilha ou molinete de pesca, com iscas naturais ou artificiais.
Durante a piracema, a pesca fica restringida em algumas situações. “Fica proibida a captura de peixes nativos, somente é liberado a captura de peixes que não são da nossa bacia. Por exemplo: tilápia, tucunaré, porquinho, zoiudo, curvina, esses são peixes liberados, também com a mesma situação.
Como pescar tucunaré no frio? Estamos no mês de maio. Ainda é outono, mas uma sucessão de frentes frias deixa o clima mais frio e muitos pescadores acreditam que pescaria deve voltar só quando esquentar. Esse é um engano muito frequente que ocorre com os pescadores que não estão habituados a ir atrás dos tucunarés.
1º de novembro de 2020
Assim que a tilápia morder a isca, puxe a vara para cima e para trás, mantendo uma angulação de 45 graus para facilitar a pescaria. Isso é ainda mais importante durante o recolhimento da linha, proporcionando mais conforto ao pescador. Uma técnica de pesca de tilápia muito comum é vencer o peixe pelo cansaço.
Dica 1 – Escolha bem o local