Veja no Mapa 2 para entender por que quanto menor o denominador da escala, “maior” fica a imagem em relação aos detalhes apresentados. ... Dica importante: Quanto maior a escala, menor a área representada no mapa (poucos detalhes). Quanto menor a escala, maior a área representada no mapa (maiores detalhes).
Quanto maior a escala, maior é o nível de detalhes, portanto, melhor é a observação de detalhes. Alternativa 3: Quanto menor for a escala, menor é a área do mapa e, consequentemente, maior a riqueza de detalhes.
IMPORTANTE: A escala maior é a do mapa 2, pois o espaço representado foi reduzido menos vezes. É por isso que é possível aplicar mais detalhes nesse mapa, como POR EXEMPLO: as capitais e as cidades principais.
O que são escala maior e escala menor? ... Dessa maneira, segue-se o seguinte padrão para encontrar as notas da escala maior: tom, tom, semitom, tom, tom, tom, semitom. Já a escala menor respeita o padrão: tom, semitom, tom, tom, semitom, tom, tom.
A diferença é a aplicação do recorte escalar. Enquanto a escala geográfica se refere a amplitude geográfica (local, regional, nacional, etc.), a escala cartográfica é a quantidade de vezes que a superfície terrestre foi reduzida para ser inserida no produto cartográfico.
Existem dois tipos de escalas geográficas: a numérica e a gráfica. A Escala numérica é aquela representada por frações, ou razões matemáticas, em que cada 1 cm do mapa representa, na verdade, 1.
Basicamente existem dois tipos de escalas ou duas formas de representação da escala: escala gráfica e escala numérica. Escala gráfica: é representada por uma linha estabelecida no sentido horizontal que contém divisões precisas entre seus pontos. Na mesma se expõe as distâncias que existem na superfície real.
Escala Menor Natural ou Primitiva. Escala Menor Harmônica. Escala Menor Melódica....Escalas modernas, que na cultura ocidental são as mais utilizadas: