Em geral, no paciente previamente saudável, com recuperação de seu estado nauseoso, pode e deve repousar. Caso vomitos persistentes ou outras doenças já estabelecidas, procure seu médico assistente para cuidados preventivos quanto a possíveis complicações do sintoma.
Além disso, durante períodos de vômito, é recomendado deitar o bebê de lado, e não de dorso, para evitar que sufoque, caso vomite.
O vômito trata-se da contração forçada do estômago que empurra o seu conteúdo pelo esôfago e para fora da boca (consulte também Vômito em bebês e crianças). O vômito esvazia o estômago, contribuindo para que a pessoa com náuseas se sinta melhor, pelo menos temporariamente.
1. Vômito amarelo ou verde. O vômito amarelo ou verde indica principalmente a liberação de bile que está no estômago, sendo muitas vezes devido ao jejum, estômago vazio ou obstrução intestinal, por exemplo.
A bile é uma secreção produzida pelo fígado e armazenada na vesícula biliar. É composta por diversas substâncias, sendo as principais: água, sais biliares, colesterol e bilirrubina. Possui importantes funções, sendo essencial para a digestão e absorção de gorduras e algumas vitaminas.
O vômito fecal é um sintoma de obstrução do trato digestivo, mais especificamente do intestino. Acontece quando este último é o tumor de origem, ou em qualquer outro câncer que provoque compressão das alças e impeça a passagem normal das fezes.
O alimento que entra pela boca passa por várias modificações em diferentes órgãos do corpo até ser eliminado pelo ânus sob a forma de fezes.
O vômito pode ocorrer mesmo que a pessoa encontre-se com o estômago vazio e não sinta náuseas. A náusea e o vômito podem ser causados pela ingestão de algo que desagrade a pessoa, ou por radio e quimioterapia. Muitos pacientes, entretanto, reagem à radio ou quimioterapia com pouco ou nenhum vômito.
Sintomas. Os principais sintomas da cirrose são: náuseas, vômitos, perda de peso, dor abdominal, constipação, fadiga, fígado aumentado, olhos e pele amarelados (icterícia), urina escura, perda de cabelo, inchaço (principalmente nas pernas), ascite (presença de líquido na cavidade abdominal), entre outros.