Vigas invertidas são vigas que se alinham com a base das lajes por sua face inferior, ou seja, vigas que se elevam acima do nível da laje, resultando em um conjunto estrutural diferente do usual. O dimensionamento é idêntico ao de vigas de concreto armado tradicionais, sendo realizado na etapa do Projeto Estrutural.
Chamamos de viga invertida (as vezes, viga totalmente invertida) quando temos uma situação em que a viga e a laje facejam por baixo, conforme apresenta a imagem seguinte.
As estruturas são os elementos que mantém o edifício em pé. ... Viga é um elemento estrutural horizontal das edificações, geralmente utilizada no sistema laje-viga-pilar. Servem de apoio para lajes e paredes, conduzindo suas cargas até os pilares.
Uma viga é um elemento estrutural sujeito a cargas transversais. A viga é geralmente usada no sistema laje-viga-pilar para transferir os esforços verticais recebidos da laje para o pilar ou para transmitir uma carga estrutural concentrada, caso sirva de apoio a um pilar.
O processo é parecido com as quantificações anteriores, para se obter o volume da viga você precisará do comprimento: 3,37 m, altura de: 0,3 m, e largura de 0,1 m.
De modo geral a largura da viga é definida em função da espessura das paredes acabadas, respeitando o conteúdo da ABNT NBR 6118 (2014) no item 13.
VC usa ferro de meia e de 3/8. FERRO grosso e embaixo e 3/8 em cima e no meio usa 5/16 como costela em cada lado da viga.
Ferros das colunas (que devem ficar 80 cm além da sapata) de 5/16, com estribos de 3/16; não esquecer de pelo menos dois estribos que ficarão dentro do concreto; Ferros do radier, no mínimo de 3/8, para uma sapata de 40×40 cm, sendo mais grossos se a sapata for mais profunda.
Atualmente os diâmetros (em milímetros) mais utilizados são: 5,0....
A cinta deve ser construída em toda a extensão da construção. Para garantir a segurança total e a estabilidade da parede, costuma-se construir duas cintas de amarração, uma à altura de 1,10m e outra na fiada final.
A nomenclatura técnica correta dada para estruturas de ligamento que não estão em contato com o solo é viga. Enquanto estruturas de ligamento que estão em contato direto com o solo são chamadas tecnicamente de cintas.
Saiba como utilizar as cintas de amarração com catraca Para esticar a cinta, ela deve ser passada inicialmente pela cavidade no interior da catraca e depois pela outra cavidade situada na parte superior. A catraca deve ser tensionada em torno do tambor até que a carga fique bem firme.
A cinta de amarração é um elemento estrutural que se usa em edificações planas ou em construções onde não se prevê a construção de uma laje. Como o nome indica, serve para “amarrar” a alvenaria, ou os tijolos entre si, para que passem a trabalhar em conjunto conferindo maior solidez.
Significado de Cinta substantivo feminino Faixa, tira. Peça de baixo do vestuário feminino, confeccionada de tecido elástico e que envolve o corpo da cintura aos quadris.
R$ 4,67 Unid.
Os blocos canaletas são artefatos de concreto, não armados, que tem como função auxiliar o escoamento de águas pluviais em áreas abertas nos mais diversos volumes. ... Além disso, estes blocos podem ser usados como acabamento final de paredes, evitando que seja preciso quebrar os blocos de concreto em dois.
Características Técnicas