Há poucos riscos e contraindicações no consumo de batata. Há casos de pessoas que são alérgicas a uma das principais proteínas do alimento e devem evitar a batata para não ter problemas de saúde. As batatas fritas são ricas em gordura, calorias e contêm diversos compostos que podem fazer mal à saúde.
De acordo com Vanessa, a mesma quantidade de batata doce tem mais calorias e mais carboidratos do que a batata inglesa. ... Por outro lado, a batata inglesa, apesar de ter maior índice glicêmico, possui menor carga glicêmica e isso faz muita diferença.
Entre os dois tubérculos, quem merece mais espaço à mesa é a batata-doce. “Ela é fonte de cálcio, ferro, fósforo, potássio, vitaminas A, C e E, além das do complexo B”, descreve a nutricionista Andréa Santa Rosa Garcia, do Centro Brasileiro de Nutrição Funcional.
A batata baroa é bastante parecida com a batata inglesa, porém bem mais nutritiva. A batata baroa, também conhecida como mandioquinha é uma boa opção para quem quer perder peso. Apesar dessa batata engordar mais que a batata inglesa, ela também ganha no ranking das mais recomendadas pelos nutricionistas.
Para quem tem a doença, a melhor opção é a batata yacon, ainda menos calórica. Veja no infográfico abaixo. Em relação às propriedades nutricionais, as batatas doce e baroa são boas para substituir a inglesa porque são muito mais nutritivas.
Há muitos tipos diferentes de batata com cerca de 85 gêneros e aproximadamente 3000 espécies em todo o mundo. As informações encontradas neste site se concentram na 'batata branca' – Solanum tuberosum – que é a mais cultivada em todo o mundo.
Tem a batata monalisa, a batata-inglesa, a batata asterix, a batata kennebec, a batata hermes, a batata condor, a batatinha, a batata-doce, a batata-baroa… a batata pré-frita. Mas essa variedade está longe de chegar perto do número certo de variedades de batatas existentes no mundo.
A “Ágata” cozimento e purê. A “Catucha” é para palitos.
A batata asterix, por exemplo, possui uma casca mais escura, de cor rosada. Além da aparência, ela se difere pelo seu alto teor de amido, sendo pouco úmida. Por isso, é utilizada para preparar purês cremosos, nhoques e batata frita bem sequinha, do tipo chips.
BATATA-DOCE Existem alguns tipos, a branca, amarela, roxa…
- Sabor: Segundo Patrícia Bertoni, a batata doce roxa possui um sabor mais adocicado, geralmente, agradando mais aos consumidores: "A batata doce roxa é mais doce e suculenta enquanto a branca é um pouco mais ressecada", analisa a profissional.
Esta batata tem a polpa mais seca. Por ser mais firme e de formato mais alongado que a branca, é geralmente usada para fazer batata frita. Tempo de cozimento: de 30 a 45 minutos com casca. Coloração: amarelo claro na polpa e rosa ou vermelho na casca.
Monalisa: É a variedade mais plantada no país. Tem formato oval e alongado, com polpa e casca amarelo-claro. Apresenta boa consistência quando cozida e é indicada para o preparo de purês e saladas.
Amamos a BATATA ASTERIX/ROSADA porque tem menos água e mais amido. E sendo assim é perfeita para fazer batata frita, purê de batatas, nhoque e outros pratos que com batata com muita água perdemos sabor, consistência.
No Brasil, há quatro tipos de batata doce, que são classificados de acordo com a cor da polpa: batata-branca, também conhecida como angola ou terra-nova, que tem a polpa bem seca e não muito doce; batata-amarela, parecida com a anterior, mas de sabor mais doce; batata-roxa, com casca e poupa dessa cor, é a mais ...
andigena para a Europa e o restante do mundo. Esta espécie foi disseminada pelos navegadores espanhóis e ingleses para as colônias – origem da denominação de “batata inglesa”. Entretanto, foram os incas e outros povos indígenas que, durante oito milênios, desenvolveram a bataticultura, utilizando espécies andinas.