Lei que suspende consignado está valendo e bancos não podem descontar direto das contas, diz especialista. ... O EXTRA consultou o Instituto de Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) sobre o que o servidor deve fazer caso o banco cobre o valor da parcela do empréstimo consignado diretamente de sua conta.
Existe um limite para desconto de empréstimo ou financiamento que é de 30% das verbas rescisórias. No caso de desconto de dívidas com cartões de crédito é limite é de 35% das verbas rescisórias.
Para contratar ou renovar o crédito consignado, os clientes não precisam ir às agências. Todo o processo pode ser feito por meio dos canais digitais ou por meio de um Correspondente CAIXA Aqui (CCA) Negocial. Após a confirmação pelo INSS, o cliente já pode utilizar o valor, de forma simples e rápida.
Você deve entrar em contato com o banco contratado e solicitar a quitação antecipada de empréstimo consignado. Considerando o prazo final para pagamento das parcelas e o número de parcelas adiantadas, o banco então aplicará o desconto por antecipação, que incide nos juros cobrados pelo período total.
A nova regra já está valendo? A Lei foi publicada no DOU (Diário Oficial da União) desta quarta-feira, 31/03, mas o adiamento das parcelas não é automático. A partir de então o consumidor poderá procurar a instituição financeira para negociar a suspensão das parcelas do consignado.