– Pacientes com doenças autoimunes, lesões no lábio ou na boca, gestantes ou alérgicos ao ácido hialurônico não devem passar pelo procedimento. – Evite o uso de produtos cosméticos e maquiagens nas primeiras horas, para não ocorrer reações. – Maneire no consumo de bebidas alcoólicas no dia do preenchimento labial.
Cuidados após o preenchimento Por ser aplicado com injeções, os lábios podem ficar arroxeados e inchados após o procedimento, mas isto é completamente normal! Estes incômodos duram em torno de dois dias, e os resultados finais podem começar a ser percebidos após uma semana da realização do procedimento.
O ácido hialurônico normalmente é aplicado na face, colo e mãos, e pode ser feito em qualquer época do ano, por não alterar a epiderme. “O efeito do tratamento é imediato. E, a partir de 30 dias, consegue-se perceber o efeito final. Isso porque o produto vai se integrando e se encaixando nos tecidos”, afirma o Dr.
“Em locais como os lábios, onde há muita dor, o bloqueio anestésico não pode deixar de ser feito”, ressalta o especialista. Logo após a sessão do tratamento, pode ocorrer um leve inchaço na área, que desaparece em até 24 horas e pode ser minimizado com a aplicação de gelo.
Geralmente são feitas duas sessões, sendo que a segunda é apenas para retoque. Na hora, é normal a boca ficar um pouco inchada e com a intensidade do pigmento mais forte, ao longo dos 3 primeiros dias, pelo processo de cicatrização o tom pode clarear em torno de 70%.
A aplicação de toxina botulínica no rosto não agride diretamente a pele, mas também é necessário tomar alguns cuidados para que não surjam complicações no pós-procedimento. É recomendado evitar esforços físicos nas 4 horas seguintes e também não é indicado ficar deitada.
Evitar fazer caretas e não deitar ou abaixar a cabeça nas primeiras 4 horas após a aplicação do botox são algumas das orientações que fazem com que ele dure mais.
Também é aconselhável evitar se deitar por quatro horas. Outra dica é evitar fazer uma limpeza de pele muito profunda que possa ter esse mesmo efeito adverso, mas nada impede que você lave seu rosto normalmente. Além disso, é recomendável evitar fazer exercícios físicos no mesmo dia da aplicação.
Confira as dicas para prolongar a duração da aplicação de botox:
Cápsulas de Fitase e Citrato de Zinco prolongam o efeito do botox. A aplicação de toxina butolínica na pele é um procedimento estético que reduz rugas e linhas de expressão, e com alguns cuidados o efeito do botox pode durar mais.
Botox: Como prolongar os resultados A toxina botulínica atua como um relaxante muscular, o uso concomitante com medicamentos com mecanismo de ação semelhante pode diminuir drasticamente o efeito da toxina, uma dica em caso de dor muscular é utilizar medicamentos tópicos em spray para evitar o efeito sistêmico da droga.
Além disso, a aplicação errada causa sérios danos, como dificuldade de mastigar, de respirar, de deglutir e de piscar, e até botulismo, que é uma doença que paralisa os músculos.
Se o seu Botox não está surtindo efeito, provavelmente o seu profissional está diluindo a toxina em mais solução salina do que o normal recomendado. Dessa forma, ele consegue aplicar a toxina mais vezes.
Apesar de todos os avanços na área da Harmonização Facial, fontes de estudo, conhecimento e aprimoramento disponíveis, alguns profissionais ainda afirmam que não dá para reverter a ação da toxina botulínica, dizem que basta aguardar que ela perca o efeito e tudo voltará ao normal.
Reações Comuns: cefaleia (dor de cabeça), parestesia (sensações na pele tais como formigamento e sensibilidade) , ptose palpebral (pálpebra caída), náusea, eritema, tensão na pele, fraqueza muscular, dor facial, edema (inchaço) no local da aplicação, equimose (manchas arroxeadas na pele), dor no local da aplicação, ...
Os dois tratamentos possuem objetivos bem diferentes: o botox age paralisando o músculo, e, ao evitar essa movimentação, impede que a ruga seja acentuada (ou até formada) pela contração muscular. Já o preenchimento atua na redução da flacidez, repondo o volume de algumas áreas do rosto e melhorando o seu contorno.
O motivo do contato (um dia após as aplicações de toxina botulínica) é para dizer que "algo errado não está certo". O paciente relata que a pele do rosto está avermelhada, com aspecto irritado e apresenta pontos inflamados como se fossem espinhas.
Em 2 ou 3 dias geralmente ocorre o início da ação da toxina, com sensação de redução da movimentação das regiões tratadas (com redução das rugas e marcas de expressão). Esse processo é gradativo e o resultado final da aplicação pode ser visto após 14 dias em média.
Com o aumento da demanda, alguns profissionais específicos da área da saúde, como biomédicos, dentistas, enfermeiros e farmacêuticos, além dos próprios médicos, estão autorizados a realizar a aplicação da toxina botulínica e atuar na estética avançada.
Contraindicações da aplicação de toxina botulínica: – alergia a ovo (albumina) e a outros componentes da fórmula: no processo de sintetização da vacina, a albumina, que é um dos estabilizadores, é extraída de ovos de galinha. Caso você seja alérgico ao ovo, é possível ter alguma reação quando o Botox® for aplicado.
O botox é derivado da mesma bactéria do botulismo e, mesmo que você absolutamente não possa pegar botulismo no tratamento, há uma pequena chance de ter uma reação alérgica a conservantes e ingredientes utilizados.
A aplicação de botox apresenta baixo risco de complicações, já que o intuito é relaxar parcialmente os músculos da face. O botox também não altera a aparência da face, mantendo os gestos e feições do indivíduo de forma bastante natural. Outra vantagem desse método é a rápida recuperação do paciente.