EQST

Quem Tomou BCG Pega Hansenase?

Quem tomou BCG pega hanseníase?

A vacina BCG nao protege contra hanseníase, mas a hanseníase é uma doença pouco transmissivel. Se ele já iniciou o tratamento entao, é menos ainda. O importante é ficar de olho agora para ver se ninguem desenvolve a doença, nao se esquecendo que os sintomas principais sao manchas onde a pessoa nao sente dor.

Qual vacina previne a hanseníase?

A vacinação com BCG como prevenção da Hanseníase é um caso que ilustra bem esta situação, principalmente por tratar-se de doença endêmica em nosso meio. Trata-se de uma vacina largamente utilizada mundialmente e ainda controversa.

Como você explicaria a possível proteção da vacina BCG contra a hanseníase?

O fato de que as alterações foram observadas entre os indivíduos que não receberam a vacina BCG levou os cientistas a considerarem que, pelo menos parcialmente, a melhora da imunidade foi associada ao fim da exposição cotidiana ao M. leprae, uma vez que os pacientes diagnosticados com hanseníase iniciaram o tratamento.

Quais são as doenças que a BCG previne?

Ela protege contra as formas graves da doença, como a meningite tuberculosa e a tuberculose miliar (disseminada pelo corpo através da corrente sanguínea)¹,².

O que a BCG protege?

A imunização previne contra a tuberculose, principalmente as formas graves, como meningite tuberculosa e tuberculose miliar (espalhada pelo corpo) e é recomendada como rotina a partir do nascimento.

Qual a indicação da vacina BCG?

A vacina BCG (Bacilo Calmette-Guérin) intradérmica é indicada para prevenir a tuberculose, principalmente nas formas miliar e meníngea, sendo importante para a saúde pública em virtude do impacto na redução da morbidade e mortalidade nas formas graves dessa doença.

Qual a contra indicação da vacina BCG?

As contra-indicações ao uso da vacina BCG podem ser relativas ou temporárias (peso < 2 kg; reações dermatológicas no local da aplicação; doenças graves; uso de drogas imunossupressoras) ou absolutas (imunodeficiências adquiridas ou congênitas)85.

Qual a idade para tomar a vacina BCG?

A vacina é indicada de rotina a partir do nascimento até antes de a criança completar 5 anos de idade.

Quais os efeitos colaterais da vacina BCG?

Normalmente a vacina contra tuberculose não leva ao surgimento de efeitos colaterais, além da ocorrência de inchaço, vermelhidão e sensibilidade no local da injeção, que gradualmente muda para uma pequena vesícula e depois para uma úlcera em cerca de 2 a 4 semanas.

Quando a BCG começa a inflamar pode dar febre?

Normalmente a vacina BCG não causa febre nem mal-estar. O único cuidado que pode ser necessário é o de limpar bem a região do braço onde ela foi aplicada, especialmente se existe a reação de pele.

Quanto tempo dura a inflamação da vacina BCG?

Como é a reação da BCG? É causada por uma inflamação no local, não apresentar dor, apenas uma ardência na aplicação. Após algumas semanas da aplicação, podendo aparecer até os 6 meses de vida, uma vermelhidão local e a formação nódulo local, uma “bolinha”, podendo conter secreção ou não.

Como saber se a vacina BCG fez efeito?

Como sei se a BCG fez efeito? Já reparou em uma marca que temos no braço, no local onde a vacina BCG foi aplicada? É ela que indica se o organismo está protegido contra tuberculose. A marca pode demorar até seis meses após a vacinação para aparecer.

É normal não ter marca da vacina BCG?

A BCG é uma das primeiras vacinas que o bebê recebe ao nascer, e serve para prevenir a tuberculose. É aquela conhecida por deixar uma cicatriz no braço que não desaparece nem na idade adulta.

Quando aparece a marquinha da vacina BCG?

É uma injeção intradérmica, aplicada no braço direito, que apresenta como resposta imunológica o aparecimento de uma reação no local de aplicação. Essa reação, popularmente conhecida pela marquinha na pele, pode demorar até três meses para aparecer e indica que a vacina foi capaz de estimular a imunidade na pessoa.

O que acontece se tomar a vacina BCG duas vezes?

A indicação da Sociedade Brasileira de Imunização é revacinar apenas 1 vez. Algumas vezes a reação é discreta ou inaparente, o que dá a falsa impressão de que a vacina não foi efetiva.

Quantas doses se toma da vacina BCG?

Esquema: Administrar 3 (três) doses, aos 2 (dois), 4 (quatro) e 6 (seis) meses de idade, com intervalo de 60 dias entre as doses, mínimo de 30 dias. A terceira dose não deverá ser administrada antes dos 6 (seis) meses de idade.

Quantas vezes devemos tomar a vacina BCG?

Quantas doses de BCG são aplicadas? Uma única dose, logo após o nascimento. Até 2006, eram aplicadas duas doses: uma no bebê recém-nascido e outra entre os 6 e 10 anos. No entanto, a baixa eficácia no combate à tuberculose, fez com que o Ministério da Saúde suspendesse a segunda dose da vacina BCG.

Quem tomou a vacina BCG pode se contaminar por tuberculose?

Resposta certa: A vacina BCG, recomendada para todas as crianças de até 4 anos de idade, protege apenas as crianças da formas mais graves da doença (tuberculose meningoencefálica e disseminada). O fato de ter sido vacinado com a BCG não significa que a pessoa não pode desenvolver tuberculose.

Quem teve contato com pessoa com tuberculose?

Portanto, a tuberculose não se transmite pelo sexo, pelo sangue contaminado, pelo beijo, pelo copo, pelos talheres, pela roupa, pelo colchão ... A TB SÓ SE TRANSMITE PELO AR. TODAS AS PESSOAS QUE ENTRARAM EM CONTATO COM O BACILO VÃO ADOECER? Não.

O que deve fazer uma pessoa que teve contato com alguém com tuberculose?

Além disso, para aquelas pessoas que conviveram com infectados pela tuberculose, o médico poderá indicar um tratamento de prevenção, com o antibiótico Isoniazida, caso seja identificado um alto risco de desenvolver a doença.

Quais são as sequelas deixadas pela tuberculose?

Entre as sequelas mais comuns estavam a tosse, expectoração e dispneia, inclusive durante atividades físicas. Com base no estudo, médicos e equipe multidisciplinar adequaram tratamentos para aqueles que apresentaram alterações ou sequelas.