No entender de Luckesi (1999, p. 43) “para não ser autoritária e conservadora, a avaliação tem a tarefa de ser diagnóstica, ou seja, deverá ser o instrumento dialético do avanço, terá de ser o instrumento da identificação de novos rumos”.
São considerados princípios básicos da avaliação, exceto: a) Estabelecer com obscuridade o que vai ser avaliado; b) Selecionar técnicas adequadas para avaliar; c) Utilizar, na avaliação, uma variedade de técnicas; d) Saber que a Avaliação é um meio para se atingir fins; e) Utilizar regras claras nos critérios de ...
Resposta. Resposta: Diagnóstica, progressiva e somativa.
Avaliação Diagnóstica: Realizada no início de um processo de aprendizagem e ao longo desse processo, pois essa busca obter informações sobre os conhecimentos, aptidões e competências dos estudantes. ... Avaliação Somativa: Ocorre de maneira pontual, ao final um de processo educacional.
Já a avaliação somativa, ou classificatória, tem como função básica a classificação dos alunos, sendo realizada ao fim de um curso ou unidade de ensino. Dessa forma, os estudantes são classificados de acordo com os níveis de aproveitamento previamente estabelecidos.